Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2015

# Capa - Marketing & Relações Comerciais

Imagem
MARKETING & RELAÇÕES COMERCIAIS

Sumário

Sumário 1.       O que é Marketing; 5 1.1 ORIENTAÇÕES DA EMPRESA PARA O MERCADO .. 6 1.1.1          Orientações Empresariais . 7 1.1.2           Orientação para a produção . 7 1.1.3           Orientação para produto . 7 1.1.4          Orientação para vendas . 7 1.1.5          Orientação para Marketing . 8 1.1.5.1 Fundamentos do Marketing . 9 1.1.5.2 Como Pensam os Executivos de Vendas . 10 1.1.5.3 Volume de vendas em vez de lucro . 10 1.1.5.4 Curto prazo, em vez de longo prazo . 10 1.1.5.5 Clientes individuais, em vez de classes de segmentos do mercado . 10 1.1.5.6       Trabalho de campo, em vez de trabalho interno: 10 1.1.6 C omo Pensam os Executivos de Marketing . 10 1.1.6.1 Planejamento do lucro: 11 1.1.6.2 Tendências, ameaças e oportunidades em longo prazo . 11 1.1.6.3 Tipos de clientes e diferenças de segmentos . 11 1.1.6.4 Bons sistemas para análise de mercado, planejamento e controle . 11 1.1.7 Necessidades do marketing . 1

Carta de Apresentação

Meu nome é Charlyton Vasconcelos, sou formado em Administração, sou especialista em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria, em Gestão Pública e também estou fazendo outras especializações em Mídia na Educação e Docência do Ensino Profissionalizante e Tecnológico. Ministro aula a mais de 10 anos nas mais diversas modalidades e tenho o prazer em está com vocês em mais uma etapa da construção do saber. O nosso principal foco neste momento é a busca de mais saberes na área de Marketing. Aproveitem está maravilhosa oportunidade. 

Apresentação do Módulo

Caro aluno, seja bem vido ao curso de Marketing e Relações Comerciais. Este material foi desenvolvido para atender as necessidades e anseios do mercado. Devemos sempre estar aberto à mudança, pois no mundo dos negócios por mais que utilizemos ferramentas de controle, de supervisão e de gerenciamento, cada empresa tem uma realidade diferente. Não podemos dizer que uma ação realizada em uma organização vai ser eficaz para outra. Pois cada empresa tem a sua cultura e o seu mercado. Sendo assim, devemos estar sempre preparados, para qualquer situação que venha acontecer. Um profissional de Marketing é: planejador, negociador, organizador, controlador e acima de tudo líder. O grande segredo do Marketing é manter e conseguir cliente. Mais para isto, devemos sempre estar nos especializado. Construa sua história com metas e objetivos tangíveis, não espere o tempo passar, pois o sucesso está em suas mãos. Um ótimo curso, e muito sucesso na sua profissão. Adm. Charlyton Vasconc

Aula 1 - O que é Marketing

1.       O que é Marketing; Já ouvimos muito falar desta palavra de origem inglesa, que já se incorporou ao nosso vocabulário. E que ao passar do tempo ela se associa há tudo de bom ou de ruim no meio empresarial. Esta palavra é o “ MARKETING” . Ela é muito falada e escrita em diversos veículos de comunicação, por políticos, e vários empresários, quase sempre como um mero sinônimo de venda ou de propaganda. Existe o marketing imobiliário, o marketing do sexo, o marketing da música, o marketing do crime, o marketing do medo, o telemarketing, o supermarketing, o maxi marketing, enfim, há marketing para todos os gostos.              O marketing está por toda parte. Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O marketing tem se tornado um ingrediente indispensável para o sucesso nos negócios, influenciando diretamente nosso cotidia