Empregabilidade – uma verdade que deve ser trabalhada

É o fato de o profissional ter, a capacidade de estar apto a atender a demanda do mercado, de poder conseguir se adaptar a ele, de observa as novas tendências.
No estado Alagoano por muito tempo, o que prevaleceu foi o segmento agropecuário (tanto as lavoras de cana-de-açúcar, as de legumes e hortaliças), mais percebemos que este mercado esta passando por muitas complicações devido a falta de investimento no campo, infra-estrutura por parte do governo, já que após os incentivos fiscais e financiamentos o governo não faz o acompanhamento de todo o processo. Muitos fazendeiros após o final das suas lavoras não conseguem pagar as prestações dos empréstimos feitos, imagine ter lucro para um novo plantio.
Assim, a cada dia mais é mais pessoas sai dos interiores do estado para vim para cidade desprovida de conhecimento ou de formação profissional.
Uma das soluções é todas as escolas da rede estadual e municipal começarem a utilizar este termo que esta em alta no mercado global.
A empregabilidade faz com que o novo profissional do século XXI veja seu futuro com outros olhos, não só na mesmice, mais sim desenvolver o seu potencial de mudança constante.
Desejo de aprender tem que ser desenvolvido a cada dia, já que o mercado que se encontra hoje, esta em constante mudança, o profissional que esta fazendo uma faculdade ou até um curso de pós-graduação, se encontra frustrado, pois não sabe se o curso que esta fazendo existirá no mercado quando ele terminar de estudar ou se ele dará retorno financeiro desejado.
Vários desafios são encontrados a cada dia pelo novo profissional, mais o maior desafio e ter em mente que devemos estar preparado para enfrentar mudanças constantes.
Vontade de aprender, disposição, rede de contatos, disposição a mudança, é muito importante para que possamos esta fazendo parte do mercado. Uma das soluções para conseguirmos seguir a tendência é estar sempre buscando ganho próprio, fazermos cursos de capacitação profissional e participarmos sempre que possível de palestras e workshops, assim não estaremos à mercê de um único segmento.
Como empresa, uma das preocupações é a postura que estes profissionais têm. Hoje em dia existe varias redes de relacionamento, onde estamos colocando a cada dia mais e mais a nossa vida pessoal a mostra. E este tipo de profissional que mostra sua vida de forma negativa, não é bem visto, pois qualquer coisa que podemos fazer para sermos diferenciais no mundo competitivo é de suma importância. Estarmos mostrando momentos de libertinagem, luxuria e descaso nestes sites, e não é bem isto que o mercado que deste profissional.
O busca constante pela superação e crescimento próprio tem que ser vista como uma rotina na vida de cada um.

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação