|
·
Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
|
|
|
(
SEDUC/PI) A educação como técnica social é
discutida na sociologia educacional. Em uma análise sociológica, a
continuidade do nosso sistema civilizatório depende, em larga medida, das
influências específicas da escola. As funções socializadoras por ela
realizadas no presente em conjunção com aquelas que deverá desempenhar na ordem
social planificada foram abordadas pelo sociólogo que enfrentou a relação
entre educação e planejamento. Ele também focalizou o problema sociológico
das gerações e a ligação entre conhecimento e sociedade. O enunciado da
questão refere-se corretamente a:
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a.
Pierre
Bourdieu.
|
|
b.
Edgar
Morin.
|
|
c. Karl Mannheim.
|
|
d.
Émile
Durkheim.
|
|
e.
Erving
Goffman.
|
|
|
|
|
·
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
|
|
|
(SEDUC/PA
com adaptações) Em suas obras, Pierre Bourdieu recebe influência das
concepções:
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a.
marxista
e weberiana.
|
|
b. funcionalista e marxista.
|
|
c.
funcionalista
e kantiana.
|
|
d.
funcionalista
e weberiana.
|
|
e.
interacionista
e fenomenológica
|
Feedback
da resposta:
|
Justificativa:
Pierre Bourdieu foi um dos mais importantes sociólogos do século XX e sua
análise foi fortemente influenciada pela obra de Émile Durkheim
(funcionalismo) e marxismo.
|
|
|
|
|
·
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
|
|
|
(VUNESP: 2012) Para entender o papel
da escolarização na reprodução da desigualdades sociais, Bourdieu examinou os mecanismos de reprodução cultural, que se manifestam como:
I. Limites estruturais das políticas de
universalização da educação básica, que não garantem aos setores mais pobres
da população acesso à escola.
II. Facilidades de adaptação ao meio
escolar de estudantes que já adquiriam capital cultural prévio em sua família
e por meio de redes sociais.
III. Ausência de um capital cultural
prévio, que conduz os jovens da classe trabalhadora a se considerarem
intelectualmente inferiores e se culparem pelo seu próprio fracasso escolar.
IV. Expansão da educação privada, que tem
colocado a educação como bem acessível somente para aqueles que podem pagar.
Está correto apenas o que se afirma
em:
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a. II e III.
|
|
b.
II
e IV.
|
|
c.
I
e II.
|
|
d.
III
e IV.
|
|
e.
I
e IV.
|
Feedback
da resposta:
|
Justificativa:
De acordo com Bourdieu e Passeron, os mecanismos de reprodução cultural
presentes na escola se manifestam na maior facilidade de adaptação ao meio
escolar de estudantes, que trazem maior bagagem cultural do seu ambiente
familiar e conduz os estudantes que não portam este capital prévio a se
considerarem suficientemente competentes.
|
|
|
|
|
·
Pergunta 4
0 em 0,25 pontos
|
|
|
(VUNESP:
2013) O sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) defendia que os
indivíduos se diferenciavam dos outros cada vez mais com base no capital
cultural, que é identificado com:
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a.
o
prestígio decorrente da ocupação social.
|
|
b.
a
reputação e a tradição.
|
|
c.
os
bens materiais, a riqueza e a renda.
|
|
d.
a
rede de relações sociais.
|
|
e. a educação, o tipo de consumo e o
estilo de vida
|
|
|
|
|
·
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
|
|
|
A
escola, quando considerada como um dos aparelhos ideológicos do Estado, é
responsável pelo(a):
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a. manutenção e pela perpetuação das
relações sociais.
|
|
b.
surgimento
de uma consciência crítica e revolucionária.
|
|
c.
movimento
de vanguarda da sociedade de tipo capitalista.
|
|
d.
formação
da pedagogia do oprimido e do anarquismo pedagógico.
|
|
e.
transformação
social a partir da mobilização política da juventude.
|
|
|
|
|
·
Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
|
|
|
Entre
as teorias que consideram a escola espaço de reprodução das estruturas
sociais, um marco fundamental é o trabalho desenvolvido por Pierre Bourdieu e
Jean-Claude Passeron na obra A reprodução.
Assinale
a alternativa que apresenta as principais ideias desses autores.
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a. A escola contribui para a
reprodução da sociedade capitalista, ao transmitir, por meio das matérias
escolares, as ideias que nos fazem ver os arranjos sociais existentes como
bons e desejáveis.
|
|
b.
A
escola funciona essencialmente para o desenvolvimento econômico, como
evidencia a sua função primordial, a de preparar mão de obra para o mercado
de trabalho.
|
|
c.
A
escola desempenha a função de inserir os indivíduos na sociedade, é
responsável pela sua formação moral principalmente na atualidade, em que se
vivem processos de desestruturação familiar.
|
|
d.
A
escola não é constituída para a dominação e controle, ocupa lugar de
destaque na oposição e resistência, prepara para a rebelião e não para a
subversão.
|
|
e.
A
escola é o espaço social para formação da cidadania, prepara os indivíduos
para a igualdade social.
|
|
|
|
|
·
Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
|
|
|
Louis
Althusser, ao discutir a reprodução da ideologia na sociedade, considera a
escola como:
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a.
um
lugar de reprodução da ideologia e de reflexão crítica.
|
|
b.
um
sistema de valores e significados que expressam os interesses de toda a
sociedade.
|
|
c. responsável pela reprodução da
ideologia dominante entre os membros
da sociedade capitalista.
|
|
d.
uma
instituição capaz de gerar símbolos econômicos, políticos e culturais, que
levam à transformação da sociedade moderna.
|
|
e.
uma
instituição que atua como equalizador social, pois garante a todos o acesso
ao conhecimento produzido pela humanidade.
|
|
|
|
|
·
Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
|
|
|
O
conceito de ideologia, geralmente, definido como um sistema de ideias peculiares
a determinado grupo e ligado aos interesses desse mesmo grupo, está presente
no estudo de vários cientistas sociais. Sobre esta afirmação, seria correto
afirmar que:
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a. este conceito nasce dos estudos
desenvolvidos por Karl Marx no século XIX.
|
|
b.
marxistas,
como Antonio Gramsci, não dedicaram atenção, em suas obras, à temática.
|
|
c.
sofreu
negação de sua formulação teórica na obra de Karl Mannheim.
|
|
d.
teve
em Émile Durkheim seu primeiro sistematizador epistemológico na obra A
Divisão do Trabalho Social.
|
|
e.
foi
negado por Loius Althusser por considerá-lo típico da sociedade feudal.
|
|
|
|
|
·
Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
|
|
|
“A
escola [...] nos ensina determinados ‘savoir-faire’, mas segundo formas que
garantam o submissão à ideologia dominante, ou sua
‘prática’”. (ALTHUSSER, L. Sobre a Reprodução. Petrópolis: Vozes. 1999 p.76)
De
acordo com o trecho acima, podemos afirmar que:
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a. a escola é o aparelho social
responsável pela reprodução ideológica da dominação de classe.
|
|
b.
a
escola é a única agência social neutra, cuja única função é ensinar.
|
|
c.
sem
o “savoir-faire”, o saber fazer, não é possível vivermos em sociedade.
|
|
d.
cabe
à escola reproduzir os valores mais nobres de uma sociedade, em benefício
de todos.
|
|
e.
a
escola é uma instituição responsável pela autonomia do indivíduo.
|
|
|
|
|
·
Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
|
|
|
“As
crianças oriundas dos meios mais favorecidos não devem ao seu meio somente os
hábitos e treinamentos diretamente utilizáveis nas tarefas escolares, e a
vantagem mais importante não é aquela que retiram da ajuda direta que seus
pais podem lhe dar. Elas herdam também saberes [...] gostos e um ‘bom gosto’,
cuja rentabilidade escolar é tanto maior quanto mais frequentemente esses
imponderáveis de atitude são atribuídos ao dom.” (BOURDIEU, Pierre. Escritos
de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998 p.45)
Bourdieu
explica, no trecho acima, que:
|
|
|
|
|
|
Respostas:
|
a. as crianças das famílias
socialmente privilegiadas herdam um capital cultural que favorece o seu
desempenho escolar.
|
|
b. se as crianças não possuírem um
“bom gosto” estarão fadadas ao fracasso escolar e profissional.
|
|
c. o fracasso escolar das crianças não
tem nenhuma relação com a posição social ocupada pelas famílias.
|
|
d.
o
desempenho escolar elevado dos alunos depende de seus dons inatos,
independente da origem social.
|
|
e.
o
dom e a inteligência são atributos exclusivos das crianças cujas famílias
são economicamente privilegiadas.
|
|
|
|
|
| | |
|
Charlyton vai o meu sinceros agradecimentos por você ter postado este exercício.
ResponderExcluirmuito obrigado por postar esses exercícios <3
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluir