Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação



·        Pergunta 1
0 em 0,25 pontos
( SEDUC/PI)  A educação como técnica social é discutida na sociologia educacional. Em uma análise sociológica, a continuidade do nosso sistema civilizatório depende, em larga medida, das influências específicas da escola. As funções socializadoras por ela realizadas no presente em conjunção com aquelas que deverá desempenhar na ordem social planificada foram abordadas pelo sociólogo que enfrentou a relação entre educação e planejamento. Ele também focalizou o problema sociológico das gerações e a ligação entre conhecimento e sociedade. O enunciado da questão refere-se corretamente a: 

Respostas:
a.  Pierre Bourdieu.
b.  Edgar Morin.


Corretac.  Karl Mannheim.


d.  Émile Durkheim.


e.  Erving Goffman.

·        Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
(SEDUC/PA com adaptações) Em suas obras, Pierre Bourdieu recebe influência das concepções:


Respostas:
a.  marxista e weberiana.


Corretab.  funcionalista e marxista.


c.  funcionalista e kantiana.
d.  funcionalista e weberiana.
e.  interacionista e fenomenológica


Feedback da resposta:
Justificativa: Pierre Bourdieu foi um dos mais importantes sociólogos do século XX e sua análise foi fortemente influenciada pela obra de Émile Durkheim (funcionalismo) e marxismo.
·        Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
Correta


(VUNESP: 2012) Para entender o papel da escolarização na reprodução da desigualdades sociais,  Bourdieu  examinou  os mecanismos de  reprodução cultural, que se manifestam como:


I.    Limites estruturais das políticas de universalização da educação básica, que não garantem aos setores mais pobres da população acesso à escola.


II.   Facilidades de adaptação ao meio escolar de estudantes que já adquiriam capital cultural prévio em sua família e por meio de redes sociais.


III.  Ausência de um capital cultural prévio, que conduz os jovens da classe trabalhadora a se considerarem intelectualmente inferiores e se culparem pelo seu próprio fracasso escolar.


IV. Expansão da educação privada, que tem colocado a educação como bem acessível somente para aqueles que podem pagar.

 
Está correto apenas o que se afirma em:
Respostas:
Corretaa.  II e III.
b.  II e IV.
c.  I e II.


d.  III e IV.
e.  I e IV.





Feedback da resposta:
Justificativa: De acordo com Bourdieu e Passeron, os mecanismos de reprodução cultural presentes na escola se manifestam na maior facilidade de adaptação ao meio escolar de estudantes, que trazem maior bagagem cultural do seu ambiente familiar e conduz os estudantes que não portam este capital prévio a se considerarem suficientemente competentes. 
·        Pergunta 4
0 em 0,25 pontos


(VUNESP: 2013) O sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) defendia que os indivíduos se diferenciavam dos outros cada vez mais com base no capital cultural, que é identificado com:
Respostas:
a.  o prestígio decorrente da ocupação social.


b.  a reputação e a tradição.
c.  os bens materiais, a riqueza e a renda.


d.  a rede de relações sociais.


Corretae.  a educação, o tipo de consumo e o estilo de vida

·        Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
A escola, quando considerada como um dos aparelhos ideológicos do Estado, é responsável  pelo(a):


Respostas:
Corretaa.  manutenção e pela perpetuação das relações sociais.


b.  surgimento de uma consciência crítica e revolucionária.


c.  movimento de vanguarda da sociedade de tipo capitalista.


d.  formação da pedagogia do oprimido e do anarquismo pedagógico.


e.  transformação social a partir da mobilização política da juventude.

·        Pergunta 6
0 em 0,25 pontos
Entre as teorias que consideram a escola espaço de reprodução das estruturas sociais, um marco fundamental é o trabalho desenvolvido por Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron na obra A reprodução.
Assinale a alternativa que apresenta as principais ideias desses autores.


Respostas:
Corretaa.  A escola contribui para a reprodução da sociedade capitalista, ao transmitir, por meio das matérias escolares, as ideias que nos fazem ver os arranjos sociais existentes como bons e desejáveis.


b.  A escola funciona essencialmente para o desenvolvimento econômico, como evidencia a sua função primordial, a de preparar mão de obra para o mercado de trabalho.
c.  A escola desempenha a função de inserir os indivíduos na sociedade, é responsável pela sua formação moral principalmente na atualidade, em que se vivem processos de desestruturação familiar.


d.  A escola não é constituída para a dominação e controle, ocupa lugar de destaque na oposição e resistência, prepara para a rebelião e não para a subversão. 


e.  A escola é o espaço social para formação da cidadania, prepara os indivíduos para a igualdade social.

·        Pergunta 7
0 em 0,25 pontos
Louis Althusser, ao discutir a reprodução da ideologia na sociedade, considera a escola como: 
Respostas:
a.  um lugar de reprodução da ideologia e de reflexão crítica.


b.  um sistema de valores e significados que expressam os interesses de toda a sociedade.


Corretac.  responsável pela reprodução da ideologia dominante entre os membros da sociedade capitalista.


d.  uma instituição capaz de gerar símbolos econômicos, políticos e culturais, que levam à transformação da sociedade moderna.


e.  uma instituição que atua como equalizador social, pois garante a todos o acesso ao conhecimento produzido pela humanidade. 

·        Pergunta 8
0 em 0,25 pontos
O conceito de ideologia, geralmente, definido como um sistema de ideias peculiares a determinado grupo e ligado aos interesses desse mesmo grupo, está presente no estudo de vários cientistas sociais. Sobre esta afirmação, seria correto afirmar que:


Respostas:
Corretaa.  este conceito nasce dos estudos desenvolvidos por Karl Marx no século XIX.


b.  marxistas, como Antonio Gramsci, não dedicaram atenção, em suas obras, à temática.


c. 
sofreu negação de sua formulação teórica na obra de Karl Mannheim.


d.  teve em Émile Durkheim seu primeiro sistematizador epistemológico na obra A Divisão do Trabalho Social.


e.  foi negado por Loius Althusser por considerá-lo típico da sociedade feudal.  

·        Pergunta 9
0 em 0,25 pontos
“A escola [...] nos ensina determinados ‘savoir-faire’, mas segundo formas que garantam o submissão  à ideologia dominante, ou sua ‘prática’”. (ALTHUSSER, L. Sobre a Reprodução. Petrópolis: Vozes. 1999 p.76) 
De acordo com o trecho acima, podemos afirmar que:


Respostas:
Corretaa.  a escola é o aparelho social responsável pela reprodução ideológica da dominação de classe.


b.  a escola é a única agência social neutra, cuja única função é ensinar.


c.  sem o “savoir-faire”, o saber fazer, não é possível vivermos em sociedade.
d.  cabe à escola reproduzir os valores mais nobres de uma sociedade, em benefício de todos.


e.  a escola é uma instituição responsável pela autonomia do indivíduo.
· 
·        Pergunta 10
0 em 0,25 pontos
“As crianças oriundas dos meios mais favorecidos não devem ao seu meio somente os hábitos e treinamentos diretamente utilizáveis nas tarefas escolares, e a vantagem mais importante não é aquela que retiram da ajuda direta que seus pais podem lhe dar. Elas herdam também saberes [...] gostos e um ‘bom gosto’, cuja rentabilidade escolar é tanto maior quanto mais frequentemente esses imponderáveis de atitude são atribuídos ao dom.” (BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998 p.45)
Bourdieu explica, no trecho acima, que:


Respostas:
Corretaa. as crianças das famílias socialmente privilegiadas herdam um capital cultural que favorece o seu desempenho escolar.
b. se as crianças não possuírem um “bom gosto” estarão fadadas ao fracasso escolar e profissional.
c. o fracasso escolar das crianças não tem nenhuma relação com a posição social ocupada pelas famílias.
d.  o desempenho escolar elevado dos alunos depende de seus dons inatos, independente da origem social.
e.  o dom e a inteligência são atributos exclusivos das crianças cujas famílias são economicamente privilegiadas.





Comentários

  1. Charlyton vai o meu sinceros agradecimentos por você ter postado este exercício.

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado por postar esses exercícios <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário