AS BASES FILOSÓFICAS DO PENSAMENTO DE PETER DRUCKER PARA A ADMINISTRAÇÃO NO SÉCULO XXI

Peter Drucker, filósofo e administrador austríaco, considerado um dos mais renomados pensadores do mundo corporativo citava, sempre em seus discursos a frase “O sucesso de ontem não garante o sucesso de amanhã”. As suas publicações, trabalhos de consultoria e conferências tornaram-no tão influente que passou a ser considerado o "guru dos gurus". Este atributo é merecido, tanto pela natureza pioneira do seu trabalho como pela influência que tem exercido sobre os outros gurus, qualquer que seja a sua origem e formação. Até 2005, continuou intelectualmente ativo, tanto na liderança da Escola de Administração de Claremont, na Califórnia, como na produção de livros e artigos que, no quadro da entrada do século XXI, têm um forte conteúdo futurista, apesar da sua insistência de que a maioria das lições pode ser extraída da observação do passado recente.
Drucker nasceu na Áustria, em 1909, numa família culta, filho de um funcionário do Ministério da Economia da Áustria e de uma médica. Falecendo em 2005. Ainda criança, conheceu Sigmund Freud, que lhe foi apresentado pelos pais como sendo "mais importante que o próprio imperador". Formou-se em Direito, na Universidade de Hamburgo (Alemanha), e doutorou-se em Direito Internacional pela Universidade de Frankfurt. Cedo começou a investigar na área da econometria, a colaborar em jornais e com empresas envolvidas em comércio internacional. No entanto, as suas posições desagradaram ao Governo alemão e, em 1933, deslocou-se para Inglaterra.
Em 1937 é destacado para os Estados Unidos como correspondente de jornais ingleses. Em 1939, publica “The End of Economic Man: Origins of Totalitarianism”. Além de uma intensa atividade editorial, colabora com numerosas empresas, incluindo a GM e Universidades. Em 1950, inicia a sua colaboração com a Universidade de Harvard. O livro “The Practice of Management”, publicado em 1954, é considerado o fundamento da disciplina de Administração. Desde então publicou numerosos artigos e livros sobre gestão, empresas sem fins lucrativos, inovação, ecologia, o nascimento do “knowledge worker”, tendo cooperado com um conjunto vastíssimo de empresas e governos, enquanto desenvolvia a “Claremont Graduate School”. As pessoas que já assistiram às suas palestras não duvidam de que ainda vai dar uma forte contribuição ao desenvolvimento da Administração.
Apesar da influência que exerceu nos restantes gurus e nos autores de Administração em geral, Drucker surpreendeu pelo caráter visionário e original dos seus artigos, apesar de ao contrário de alguns dos outros gurus, manter uma elevada consistência no seu quadro de análise.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação