Av2 - Seg.trab - Sem 1 - Relações Interpessoais


Questão 1:

Nota: Não gerada
“Competência é uma palavra do senso comum, utilizada para designar uma pessoa qualificada para realizar alguma coisa. O seu oposto, ou o seu antônimo, não implica apenas a negação desta capacidade, mas guarda um sentimento pejorativo, depreciativo. Chega mesmo a sinalizar que a pessoa se encontra ou se encontrará brevemente marginalizada dos circuitos de trabalho e de reconhecimento social”.Fonte: Construindo o Conceito de Competência – por Maria Tereza Leme Fleury- Afonso Fleury

1) O texto acima nos dá a ideia de que competência não pode ser considerada ou confundida com falta de capacidade. Dessa forma podemos dizer que a Competência é o conjunto de:

Alternativas

1 - Capacidade, conhecimento e visão.
2 - Conhecimento, indicação e sorte.
3 - Nível de escolaridade, habilidade técnica e indicação.
4 -  Indicação, habilidade e atitude.
5 - Conhecimento, habilidade e atitude.

Sua resposta

5 - Conhecimento, habilidade e atitude.

Questão 2:

Nota: Não gerada
Na Unidade II da web aula estudamos a comunicação .A comunicação pode ser feita de várias maneiras: verbalmente, por escrito e não-verbalmente. Às vezes nós nos comunicamos facilmente através de uma dessas formas, mas também há a necessidade de desenvolver outras. Às vezes dizemos algo verbalmente, mas os nossos olhos ou sorriso podem dizer o oposto. Assim, é correto afirmar que:
I- A comunicação verbal pode ser analogamente estruturada. Assim movimentos de cabeça ou das mãos podem ser elementos identificáveis, como as letras, as quais se combinam de certos modos para formar palavras e frases. 
II - A comunicação é um processo que envolve codificação (formação de um sistema de códigos) e decodificação (a forma de procurar entender a codificação) de mensagens.
III – Uma comunicação eficaz e hábil é à base do sucesso para qualquer atividade profissional, mas é essencial para o verdadeiro gestor.
IV - As posturas, as atitudes, os gestos e, sobretudo o olhar, são barreiras da comunicação e exprimem as emoções e sentimentos da pessoa que vive uma determinada situação, num determinado contexto.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e III. 
2 - I, III e IV.
3 - I e III. 
4 - II e III.
5 - I e IV.

Sua resposta

3 - I e III. 

Questão 3:

Nota: Não gerada
Leia o texto:

A comunicação não-verbal exerce profunda influência na comunicação cotidiana, mas poucas pessoas são conscientes disso. Sendo o corpo, ao mesmo tempo, modo e meio de integração do indivíduo na realidade do mundo, ele é necessariamente carregado de significado.
ASSIM
Por significados, entende-se sons, os quais se combinam em morfemas e os morfemas são combinados em frases.

Analisando as afirmações acima, de acordo com o estudado na Unidade II da web aula conclui-se que:

Alternativas

1 - As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. 
2 - As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 
3 - A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. 
4 - A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. 
5 - As duas afirmações são falsas.

Sua resposta

2 - As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira. 

Questão 4:

Nota: Não gerada
“Uma nova filosofia que surgiu nos últimos anos para avaliação profissional é o intitulado CHA - conhecimento, habilidade e atitude. Outro tema que vem ganhando força nas organizações é a Gestão por Competência.[...] Eu vejo o CHA como uma ferramenta que pode ajudar na implantação da Gestão por Competência.”
Essa frase consta no link do site indicado para complementação dos estudos sobre o CHA. Assim, é correto afirmar que:
I - Conhecimento é o sabor teórico. O conhecimento, em geral, é tácito, presente apenas na mente do profissional. O grande desafio das organizações é transformar o conhecimento tácito em conhecimento explicito, em um patrimônio da organização.
II – Existem competências que são comuns entre as muitas funções exercidas pelo profissional, entre elas podemos mencionar a coerção e o autoritarismo sobre a equipe, competências estas fundamentais para o desenvolvimento do trabalho do profissional.
III – Atitude está ligada a ação. Não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. Muitos profissionais estão poucos dispostos a ter atitudes de mudança. Sabem que se algumas coisas mudassem o resultado final seria melhor. Atitudes são necessárias para se mudar paradigmas.
IV - Habilidade é o saber fazer. O ideal seria a junção de conhecimento e habilidade, mas essa combinação nem sempre é possível. Muitas vezes quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos. A prática leva a perfeição.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e III. 
2 - I, III e IV.
3 - II, III e IV 
4 - II e III.
5 - I e IV.

Sua resposta

3 - II, III e IV 

Questão 5:

Nota: Não gerada
Sabemos que a comunicação é muito importante no relacionamento humano, mas não nos comunicamos apenas com as palavras, existe também a comunicação não verbal. São exemplos de comunicação não verbal:
I - Frase dita em outra língua.
II - Um aceno com a cabeça sinalizando que sim.
III – Os braços cruzados.
IV – A testa franzida.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:

Alternativas

1 - I, II e III. 
2 - I, III e IV.
3 - II, III e IV.
4 - II e III.
5 - I e IV.

Sua resposta

3 - II, III e IV.

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