Av1 - Sup. Tec. em Seg. Trab. - Higiene do Trabalho e Segurança Industrial



1) Com o desenvolvimento do trabalho e dos meios de produção, as atividades dos trabalhadores foram sendo modificadas e surgiram novas doenças ligadas diretamente à função desenvolvida e ao ambiente de trabalho.
Assim se deu o surgimento da:


Alternativas:
a) Higiene do trabalho
b) Trabalho escravo
c) Medicina trabalhista
d) Médico do Trabalho

2) De acordo com o tema estudado, a higiene do trabalho busca combater a:


Alternativas:
a) Médico do Trabalho
b) Doenças profissionais
c) ASO
d) Irregularidades domésticas do ambiente.

3) A higiene do trabalho deve ser realizada por etapas (ações) sequenciais que devem ser tomadas para preservar a saúde e segurança do trabalhador. Estas etapas constituem-se em Antecipação, Reconhecimento, Avaliação, Medidas de controle.
Qual a definição da etapa Antecipação?


Alternativas:
a) É uma etapa que implica no reconhecimento dos riscos, atuando de forma precoce aos fatores de risco, de maneira pró-ativa.
b) É uma etapa de caracterização básica (estudo) do ambiente de trabalho e dos processos existentes e na qual é realizada a verificação do grau de risco do agente ambiental ao qual.
c) Esta classificação pondera a existência ou não de riscos ocupacionais em 5 níveis.
d) Após o reconhecimento do ambiente ocupacional, é necessário que sejam adotadas estratégias e metodologias eficazes de avaliação dos riscos de doenças no ambiente de trabalho; esta etapa requer Estratégia, Metodologia, Amostragem e Análise e Interpretação dos resultados.

4) Analise as sentenças a seguir:

I- As avaliações qualitativas caracterizam-se por realizar a avaliação preliminar dos riscos ambientais a partir da identificação dos agentes físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho ou decorrentes do processo produtivo, da categorização dos seus efeitos à saúde, da listagem e do tempo de execução das tarefas desempenhadas pelos empregados.
II- Já as avaliações quantitativas são realizadas através de medições, com o auxílio de equipamentos específicos, na qual são obtidos resultados com valores numéricos onde se determinam as concentrações dos agentes químicos e biológicos ou intensidade dos agentes físicos através de metodologias de Higiene Ocupacional para estimar a exposição dos trabalhadores ao longo das jornadas.
III- Higiene do Trabalho objetiva realizar o controle ou extinção dos agente causadores de doenças ou acidentes nos ambientes ocupacionais; para isso é importante que sempre exista o Monitoramento (acompanhamento) das ações realizadas e, assim, se verifique se as medidas implementadas para controle dos riscos ambientais asseguram a eficácia dos controles da exposição ocupacional aos agentes químicos, físicos ou biológicos.
Assinale a alternativa que compõe as sentenças corretas:


Alternativas:
a) Somente a sentença I esta correta.
b) Somente a sentença II esta correta.
c) Estão corretas as sentenças I, II e III.
d) Somente a sentença III esta correta.

5) As medidas de controle a serem implantadas deverão seguir hierarquias de modo a objetivar a preservação da saúde do trabalhador. Esta hierarquia deverá se pautar em:
I- Substituição de produtos tóxicos por equivalentes de menor risco à saúde;
II- Controle na fonte através de mudanças no processo industrial;
III- Controle na trajetória dos agentes, adotando-se medidas como enclausuramento, distanciamento da fonte, limpeza;
IV- Controle Administrativo através da redução do tempo de exposição, redução do número de expostos, rodízio de pessoal, escalonamento de atividades, dentre outros;
V- Controle Individual através da utilização de EPI.


Alternativas:
a) Estão corretas as sentenças I, II, III, IV e V.
b) Somente as sentenças I e II estão corretas.
c) Somente as sentenças I e III estão corretas.
d) Somente as sentenças IV e V estão corretas.

Comentários

  1. Não passa existe uma errada! E possivél ser na questão 3 a letra "b" esta contida no complemento da resposta WEBAULA 1-

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação