Adg1 - Educação e Diversidade

 Informações Adicionais

  • Período: 08/02/2021 00:00 à 12/06/2021 23:59
  • Situação: Cadastrado
  • Protocolo: 584728115


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1)

"Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua sociedade e da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão social do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber."

Brandão fala sobre um momento de mudança no mundo da educação. Que momento é esse?


Alternativas:

  • a)

    Esse é o momento em que surge a educação formal, institucionalizada, que cria métodos de ensino-aprendizagem.

    Alternativa assinalada
  • b)

    O texto aponta para o momento em que a educação informal deixa de existir e a educação passa a ser formal.

  • c)

    É o momento em que o trabalho se diversifica e a educação vai ser de interesse apenas da sociedade privada.

  • d)

    No momento em que as sociedades vão ficando mais complexas é quando as escolas públicas tendem a ser privatizadas.

  • e)

    O que o autor está mostrando é que existe um momento de passagem da educação indígena para a educação civilizada.

2)

"Se estivesse claro para nós que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação".

O que vemos é que a educação popular tem uma grande similaridade com a educação não-formal, pois ambas trabalham com outros saberes. Em que se diferenciam?


Alternativas:

  • a)

    A educação popular é considerada a mesma que a educação não–formal pois ambas trabalham com a sabedoria popular.

  • b)

    Embora a educação popular já diga que é para uma população despossuída, ela também trabalha com a elite assim como a educação não formal.

  • c)

    A educação popular é direcionada para as camadas desfavorecidas socioeconomicamente, ou seja, que é despossuída e a não-formal é direcionada a um público universal.

    Alternativa assinalada
  • d)

    O educador social utiliza a sabedoria popular nas suas aulas, embora ele tenha sido formado pelo ensino formal.

  • e)

    A educação não-formal parte dos conhecimentos dos clássicos ocidentais e a popular parte do conhecimento do educando.

3)

Três trabalhadores se encontram e passam a conversar sobre preferências culinárias. O primeiro diz que o que ele gosta "mesmo" é de carne seca, já o segundo diz que o "bom mesmo" é um prato de charque e o terceiro diz que não há nada melhor que carne de sol. E eu digo que a diferença está "mesmo" na pitada cultural.

Pensando a diversidade cultural brasileira e o que a cultura nos ensina em relação a identidade, o que o texto acima nos quer dizer?


Alternativas:

  • a)

    O texto explicita a identidade e a fragilidade do multiculturalismo global.

  • b)

    O ressurgimento do fundamentalismo local, pois cada um tem sua razão.

  • c)

    Mostra a afirmação da identidade regional.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Mostra o esfacelamento da unidade do território nacional.

  • e)

    Indica o fortalecimento do separatismo estadual.

4)

[...] a cidade se expressa no uso do espanhol, do inglês, e também nas línguas indígenas faladas nos bairros e nas montanhas ou entre aqueles que vendem artesanato no centro. Essa pluralidade se reduz quando passamos das interações privadas às linguagens públicas, as do rádio, da televisão e da publicidade urbana, em que o inglês e o espanhol predominam e coexistem "naturalmente".

O contexto exposto acima diz respeito a um caráter da cultura. Assinale qual a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Monocultural.

  • b)

    Simbólico.

  • c)

    Multicultural.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Linguístico.

  • e)

    Transformador.

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