Av2 - História Contemporânea: do Século Xx ao Xxi
1) Um dos episódios mais famosos da chamada “corrida armamentista” ocorreu em Cuba, em 1962. Três anos após a tomada do poder por Fidel Castro, a ilha estava amparada pela influência soviética. Nikita Krushov, o líder soviético, havia instalado em Cuba mísseis capazes de atingir os EUA. John Kennedy, alarmado pela proximidade do arsenal soviético (apenas 140 km do território americano) lança um alerta à população americana, gerando uma situação de tensão internacional que durou 13 dias.
DOMINGOS, S. 50 anos da crise dos mísseis: horror nuclear em tempos presentes. Historiæ, Rio Grande, v. 4, n. 2, p. 79-90, 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3666. Acesso em: 22 dez. 2018.
Diante da ameaça internacional de uma precipitação do uso de arsenal atômico
Alternativas:
- a)
Kennedy e Krushov não entram em acordo com a promessa de retirada dos mísseis americanos na Turquia, de modo que o uso de bombas nucleares acabou sendo utilizado.
- b)
Kennedy autorizou o ataque com mísseis na Turquia, mas em seguida recuou, notabilizou-se por evidenciar ao mundo a potência destrutiva da corrida armamentista.
- c)
Krushov ameaçou o ataque com mísseis nos estados Unidos, mas em seguida recuou, notabilizou-se por evidenciar ao mundo a potência destrutiva da corrida armamentista.
- d)
Kennedy e Krushov acabam entrando em acordo com a promessa de retirada dos mísseis americanos na Turquia, de modo que o uso de bombas nucleares acabou sendo descartado.
Alternativa assinalada - e)
houve um acordo entre Kennedy e Krushov em retirarem os mísseis americanos de modo que o uso de bombas nucleares acabou sendo utilizado pela Turquia.
O conceito de “revolução” esteve associado, na simbologia das sociedades europeias e americanas, à ideia de transformação progressista. A partir de seu uso pelos movimentos socialistas, anarquistas e comunistas, a palavra sinalizava para uma sociedade mais emancipada e mais moderna, de acordo com os princípios que orientavam cada um desses movimentos. Contudo, no caso iraniano, a “Revolução” marca um momento de recrudescimento de políticas conservadoras, especialmente para as mulheres. Dessa forma, o processo da Revolução Iraniana, liderado pelo aiatolá Khomeini, instituiu uma República Islâmica Teocrática, após destituir o regime monárquico de Reza Pahlevi.
THE UNIPLANET. Sabia que as mulheres muçulmanas não usavam burcas ou hijabs antes dos anos 80? Disponível em: https://www.theuniplanet.com/2016/02/sabia-que-as-mulheres-arabes-nao-usavam.html.
Acesso em: 11 jan. 2019.
Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I - A população mais pobre do Irã, que havia sido prejudicada pelas tentativas modernizadoras de Pahlevi, era um setor fervorosamente religioso e menos aberto à “ocidentalização dos costumes”.
PORQUE
II - A classe média urbana, especialmente em Teerã, que tinha contato com o mundo ocidental, parecia, a esses camponeses, o próprio inimigo a ser combatido.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
- b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa assinalada - c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
- e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Leia o trecho da reportagem a seguir: Denúncias de violência contra a mulher chegam a 73 mil, em 2018.
"A Lei Maria da Penha completa 12 anos nesta terça-feira (7) em meio a várias notícias de crimes cometidos contra mulheres, principalmente homicídios. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 representa um marco para a proteção dos direitos femininos ao endurecer a punição por qualquer tipo de agressão cometida contra a mulher no ambiente doméstico e familiar. [...] Fruto da Lei Maria da Penha, o crime do feminicídio foi definido legalmente em 2015 como assassinato de mulheres por motivos de desigualdade de gênero e tipificado como crime hediondo. Segundo o Mapa da Violência, quase 5 mil mulheres foram assassinadas no país, em 2016. O resultado representa uma taxa de 4,5 homicídios para cada 100 mil brasileiras. Em dez anos, houve um aumento de 6,4% nos casos de assassinatos de mulheres."
BRITO, Débora. Denúncias de violência contra a mulher chegam a 73 mil, em 2018. Agencia Brasil. Brasília. 07 de ago 2018. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2018-08/denuncias-de-violencia-contra-mulher-chegam-73-mil-em-2018.
Em algum momento de sua vida você já deve ter ouvido a frase "Eu não preciso do feminismo" ou "As causas das feministas já foram atendidas no século passado", entre outras variações. Pensando nisso, é sempre importante analisar criticamente nossa sociedade a luz dessas provocações.
Considerando essas informações, julgue as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras ou (F) falsas:
( ) Embora a reportagem trate de um caso sensível, o papel da mulher no século XXI já encontra-se equiparado ao do homem, o que se reflete em várias estatísticas sociais.
( ) O feminismo como um movimento surge no século XIX e entre uma de suas muitas conquistas está o sufrágio.
( ) Alguns poucos países no mundo apresentam condições de quase total equidade entre homens e mulheres, no Brasil infelizmente o que observa-se é ainda um longo caminho pela conquista de direitos básicos como o direito a vida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
- a)
F - V - V.
Alternativa assinalada - b)
V - F - V.
- c)
V - F - F.
- d)
F - V - F.
- e)
V - V - F.
Leia a notícia a seguir:
Velha-guarda de Chicago chega ao poder com Paulo Guedes
Equipe do futuro ministro da Economia forjou seu pensamento na universidade americana que é referência do liberalismo
"Quando Jair Bolsonaro anunciou que Paulo Guedes teria um superministério da Economia para preencher, houve quem questionasse como ele daria conta de arregimentar tantos nomes em tão pouco tempo. Guedes, contudo, sabia o que fazer. Chamaria os “Chicago oldies”. É assim que os principais auxiliares do poderoso futuro ministro chamam-se nos bastidores, troca com os “Chicago boys”, o time de jovens liberais egressos da Universidade de Chicago que reformou a economia chilena durante a ditadura de Augusto Pinochet. A associação com o grupo do Chile começou a ser feita tão logo os primeiros nomes da equipe econômica de Bolsonaro foram definidos".
Considerando os movimentos político econômicos do século XX e suas consequências, as propostas para a economia do atual governo brasileiro são, no mínimo, interessantes. A esse respeito, analise as asserções a seguir:
I. As medidas de austeridade econômica, flexibilização de leis trabalhistas e redução de gastos sociais apresentadas como "único caminho" para saída de uma crise econômica são velhas conhecidas no Ocidente, haja vista os governos de Margaret Thatcher e Augusto Pinochet;
PORQUE
II. Medidas neoliberais foram colocadas em prática como uma alternativa ao Estado de bem estar social e ao socialismo no século XX, inclusive, mais uma vez são usadas as estratégias da publicidade política para convencer a população das ações de governantes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
- b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Alternativa assinalada - c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
- d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
- e)
As asserções I e II são proposições falsas.
Recentemente, em sua conta do Twitter, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou uma das maiores nevascas a atingir a cidade de Chicago, levando a sensação térmica de -50 graus Celsius. Em sua observação o presidente argumentava como seria possível pessoas falarem em aquecimento global quando eventos como esse ocorriam. Na contramão da ciência esse tipo de posicionamento vindo de um presidente das maiores potências mundiais é bastante significativo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir:
I. A posição de Trump não é isolada no cenário global e possui um viés político, já que ao negar feitos ao meio ambiente, pode justificar saída de acordos que o protejam, aumentando a possibilidade de enriquecer empresas que não possuem preocupações com sustentabilidade.
II. Embora completamente equivocada a fala do presidente Donald Trump não pode ser vista como associada a globalização, ou seus avanços, já que reflete um posicionamento pessoal, que é direito a todo indivíduo.
III. Além das implicações políticas, vemos claramente como a globalização contribuiu para gerar "pé de igualdade" mesmo para argumentos de negacionistas que com a internet ganharam mais adeptos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
- a)
I, apenas.
- b)
II,apenas.
- c)
III, apenas.
- d)
I e II, apenas.
- e)
I e III, apenas.
Alternativa assinalada
Comentários
Postar um comentário