Av1 - História Contemporânea: do Século Xx ao Xxi

 1) Durante todo o século XIX, os países europeus assistiram a conflitos envolvendo as necessidades dos grandes capitalistas e as demandas dos trabalhadores por uma jornada de trabalho mais justa e pela retomada do controle sobre os processos produtivos.

BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. A Degradação do Trabalho no Século XX. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1980.

 

Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:


I - Podemos afirmar que os trabalhadores da Europa ou dos Estados Unidos tenham aceitado sem protesto todas essas mudanças.
II - A Comuna de Paris, em 1871, foi um dos primeiros momentos em que os operários questionaram profundamente sua situação, tendo sido duramente reprimidos.
III - Nos Estados Unidos, apesar da alta de salários, vários movimentos se organizaram, setorialmente, em nome da redução da jornada de trabalho a oito horas diárias e de melhores condições de trabalho.

IV - Já em 1886, em Chicago, um conflito ocorrido no dia 1 de maio marcou uma manifestação pela redução da jornada de trabalho e levou a uma grande greve de trabalhadores, cuja pauta era 8 horas de trabalho, 8 horas de descanso e 8 horas de lazer.

É correto apenas o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I e II.

  • b)

    I e IV.

  • c)

    I, II e III.

  • d)

    I, III e IV.

  • e)

    II, III e IV.

    Alternativa assinalada
2)

Conforme Woodcock (1981), o contexto de formulação do anarquismo clássico é a França liberal das décadas de 1840 e 1850. Naquele contexto intelectual, fértil em novas ideias e impulsionado pela revolução dos anos anteriores, conviviam Proudhon, Bakunin e Karl Marx, que nos anos seguintes se tornaria comunista e franco opositor às ideias anarquistas. Ao contrário de Marx, que pregava uma revolução proletária e a tomada do Estado pelos trabalhadores, o anarquismo não achava que esse fosse um caminho possível, pois para eles o Estado é, em si, corruptor. Assim como o anarquismo, outros movimentos elaboraram projetos alternativos de mundo, e talvez o mais importante deles seja justamente aquele que disputava com os anarquistas o espaço de união dos trabalhadores: o socialismo.

POMAR, W. Socialismo. São Paulo: Perseu Abramo, 2016. Coleção O que Saber.

 

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Foi a partir de ideias-chave como a emancipação dos trabalhadores, a construção de uma sociedade sem divisões de classe e o protagonismo dos trabalhadores na construção de suas lutas que  movimentos socialistas foram eliminados no século XX

(   ) Na França, por exemplo, embora o que ficou conhecido como “Revolução Bolchevique” tenha ocorrido apenas em 1917, desde 1905 os trabalhadores se organizavam para enfrentar as péssimas condições de trabalho às quais estavam submetidas.

(   ) Durante a Revolução Russa, os chamados “sovietes” – agrupações em forma de conselhos operários, que procuravam horizontalizar as tomadas de decisão – foi muito importante para que, a partir de 1918, os trabalhadores pudessem se organizar durante a Revolução.

(   ) Na Itália, sobre o “biênio vermelho”, também reunidos na forma de conselhos, os trabalhadores italianos – tanto anarquistas como socialistas – se organizavam para combater o desemprego e a inflação que se seguiam da Guerra.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V – V – F – F.

  • b)

    F – F – V – V.

    Alternativa assinalada
  • c)

    V – F – V – F.

  • d)

    V – F – V – V.

  • e)

    V – V – V – F.

3)

É importante considerar que o socialismo era um movimento plural e que, sob esse conceito, muitas lutas diferentes puderam se abrigar. Embora os escritos de Marx e Engels tenham uma importância decisiva, os movimentos socialistas não estiveram restritos à sua influência.

POMAR, W. Socialismo. São Paulo: Perseu Abramo, 2016. Coleção O que Saber. 

 

Considerando o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

 

I - O socialismo aparece como uma alternativa à organização do trabalho capitalista, buscando superá-lo.

PORQUE

II - É a partir da Revolução Russa que começam a aparecer, inspirados pelo pensamento socialista, diversos partidos comunistas pelo mundo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

  • b)

    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

    Alternativa assinalada
  • c)

    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  • d)

    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • e)

    As asserções I e II são proposições falsas.

4)

É importante considerar que apesar de a esquerda e a direita comungarem a crítica à sociedade liberal, havia entre elas diferenças profundas. Bertone Sousa alerta que "as duas ideologias tinham em comum o antiliberalismo e anti-humanismo, de onde provinha seu desprezo pelo individualismo e sua ênfase no coletivismo. Mas suas razões de existir e seus objetivos eram diferentes e até antagônicos: a utopia soviética se via na vanguarda da emancipação da humanidade e da construção ulterior da sociedade sem classes, estágio mais elevado do progresso humano, e o nacional-socialismo era a ideologia de um povo, a legitimação de sua dominação sobre os demais e seu objetivo maior era a construção de uma ordem social baseada na hierarquia racial e na superioridade da raça germânica".
SOUSA, B. Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais – RBHCS, 2015.


Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:

 

I - O movimento nazista possuía um pequeno programa político direcionado às elite somente, que não envolvia aspectos como esportes, lazer, mas somente política e religião.
II - Adolf Hitler inicia uma ampla campanha destinada a obter votos para o partido nas eleições para o parlamento alemão.
III - Os nazistas conseguem maioria em diferentes cidades, todavia, na ocasião das eleições presidenciais, é que estava por se consolidar o triunfo eleitoral do partido.
IV - A vitória de Hitler e sua nomeação como Chanceler, dão início a um amplo processo de centralização administrativa que culminaria ao posto de máximo comando do país.

É correto o que se afirma apenas em:


Alternativas:

  • a)

    I e II.

  • b)

    I e IV.

  • c)

    I, II e III.

  • d)

    I, III e IV.

  • e)

    II, III e IV.

    Alternativa assinalada
5)

Depois de Pearl Harbor e da entrada dos EUA na Guerra, o projeto de construir uma arma de proporções nunca antes imaginadas passa a receber forte apoio do governo americano, e um suporte financeiro de dois bilhões de dólares.
Apesar da rendição da Alemanha em 1945, o governo americano pressionava o Japão – antigo aliado alemão – para assinar um tratado de rendição incondicional. O imperador japonês, no entanto, encontrava-se em situação delicada em seu próprio país e tentava negociar a rendição em termos mais favoráveis a seu regime.
MOURÃO, R. R. F. Hiroshima e Nagasaki: razões para experimentar a nova arma. Revista Scientia Studia, São Paulo, v. 3, n. 4, p. 863-710, 2005. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11059. Acesso em: 16 dez. 2018.


Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:

 

I - Apesar de o governo alemão ter se utilizado do argumento de que as explosões atômicas pouparam milhares de vidas dos oficiais americanos, a decisão americana também precisa ser equacionada a partir da disputa por zonas de influência com a poderosa Inglaterra.
II - Com a aprovação do presidente Harry Truman e com a assinatura de Churchill, os aliados intimam o governo japonês à uma rendição incondicional e informam que, em caso de negativa, o governo norte-americano se valeria de armas até então nunca experimentadas.
III - Em 26 de julho, esse ultimato é enviado ao Japão: a rendição incondicional ou a exterminação, e em 28 de julho, os japoneses rejeitam o ultimato; em 2 de setembro o Japão assinava sua rendição incondicional.
IV - Em 6 de agosto, explode a primeira bomba em Hiroshima, deixando, de imediato, 140 mil civis mortos; em 9 de agosto foi a vez da cidade de Nagazaki, onde morreram mais 70 mil civis.

É correto o que se afirma apenas em:


Alternativas:

  • a)

    I e II.

  • b)

    I e IV.

  • c)

    I, II e III.

  • d)

    I, III e IV.

  • e)

    II, III e IV.

    Alternativa assinalada

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação

Questionário II - Fundamentos da Sociologia da Educação

Av2 - Ed - Design Thinking