Av2 - História do Brasil Republica I

 1) "Vargas converteu-se numa figura com amplos poderes – que se acumulavam desde 1936 e a declaração de estado de guerra - para o combate ao suposto perigo comunista. No poder desde 1930, Vargas consolidava-se na presidência indefinidamente com a suspensão das eleições presidenciais que deveriam ocorrer em 1938 e, dessa vez, estava regido por uma constituição que permitia a concentração de poderes no executivo".

AMÂNCIO, Kleber Antonio de Oliveira; FRACCARO, Laura Candian. História do Brasil República I. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.

 

Com base nesse contexto, assinale V para Verdadeiro e F para Falso:

 

(   ) A Constituição de 1937 foi inspirada na “Constituição de Abril da Polônia”, por isso foi apelidada de "Polaca".

(   ) A Constituição de 1937 teve caráter autoritário e centralista.

(   ) Nesse contexto, o Brasil teve uma experiência pluripartidária.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V - F - F

  • b)

    V - V - V

  • c)

    V - V - F

    Alternativa assinalada
  • d)

    F - V - F

  • e)

    V - F - V

2)

A importância do empresário paulista cresce a olhos vistos: nos anos 1940 eles passam a responder por metade da produção fabril brasileira, o que significava um aumento de 50% em relação aos índices registrados em 1920.

DEL PRIORE, Mary; VENÂNCIO, Renato. Uma breve história do Brasil. São Paulo: Planeta, 2010.

 

A compreensão correta da dinâmica econômica do ‘Estado Novo’ deve considerar a relação estabelecida entre o Estado e as forças produtivas ligado ao setor da cafeicultura.

A respeito desta relação,  assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    A criação do Conselho Nacional do Café (CNC), no início do ‘Estado Novo’ teve o objetivo de promover as exportações de café a fim de manter o processo de hegemonia econômica dos complexos cafeeiros.

  • b)

    Vargas implementou uma política de combate à hegemonia paulista na cultura cafeeira, proibindo o plantio em novas áreas e fomentando investimentos para a criação de fazendas de café em estados menos desenvolvidos, no Norte e Nordeste.

  • c)

    O governo comprometeu-se a contemplar os interesses do setor cafeeiro, no entanto, manteve também um foco industrializante que, a longo prazo, deveria reordenar o padrão produtivo e da pauta exportadora brasileira.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Através do capital privado nacional, gerada com as receitas da exportação de café, Vargas viabilizaria a acumulação de capital necessária para a implementação da indústria siderúrgica.

  • e)

    O setor cafeeiro beneficiou-se dos acordos de livre comércio com a Alemanha, pelos quais foram viabilizadas as importações de bens de capital necessárias à instalação da Companhia Siderúrgica Nacional.

3)

"A "Era Vargas" constitui-se num conjunto de políticas públicas para o país e no ambicioso objetivo de alcançar certa autonomia política e econômica através de um desenvolvimento nacional independente baseado num Estado forte, centralizado e planejador. Podemos concluir que Vargas foi o homem que sintetizou o processo da complexa transição da República Velha para o moderno Estado brasileiro".

SAVIANI FILHO, Hermógenes. A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. Economia e Sociedade.,  Campinas ,  v. 22, n. 3, p. 855-860,  Dec.  2013.

Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ecos/v22n3/10.pdf. Acesso em 22 fev 2019.

 

O processo de desenvolvimento econômico da nação brasileira a partir da década de 1930 foi estruturado a partir de medidas jurídicas e institucionais, que reorganizaram a estrutura produtiva e viabilizaram o surgimento de novos atores sociais importantes na dinâmica econômica do país.

 

Deste modo, considerando o conteúdo proposto e seus conhecimentos sobre a temática do ‘Estado Novo’, analise as afirmações que se seguem:

 

I – O funcionamento dos sindicatos passou a ser diretamente controlado pelo Estado, por meio de entidades ‘corporativas’, responsáveis por realizarem a mediação direta entre empregadores e funcionários, desprovendo-se a ação política nestas entidades.

II – A presença dos capitais norte-americanos no desenvolvimento econômico brasileiro foi marcante durante o período do ‘Estado Novo’, especialmente para o financiamento de iniciativas de industrialização.

III – A criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) se deu no contexto da necessidade de criação de uma cadeia produtiva no setor da mineração e siderurgia, de modo que a CSN controlou todas as etapas desta cadeia, trazendo autonomia de produção 100% nacional no setor.

É correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

  • b)

    III, apenas.

  • c)

    II e III, apenas.

  • d)

    I e II, apenas.

    Alternativa assinalada
  • e)

    I, II, III.

4)

Uma série significativa de trabalhos vem se direcionando para a conclusão de que a “era Vargas” se constitui num momento em que tais elementos – violência e manipulação, concessões e benefícios – se combinaram na construção de uma imagem do “trabalhismo” como expressão idônea de uma nação pacificada, unificada e corporativa.

NEVES, Frederico de Castro. Getúlio e a seca: políticas emergenciais na era Vargas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 21, nº 40, p. 107-131. 2001. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbh/v21n40/a06v2140.pdf. Acesso em 26 fev 2019.

 

As relações econômicas e sociais foram intensamente repactuadas no âmbito do ‘primeiro governo Vargas’, entre 1930 e 1945, sendo que muitas destas relações encontram alcance e repercussão até os dias atuais.

A respeito desse arranjo político-econômico da vida social brasileira nesse contexto, é correto afirmar que


Alternativas:

  • a)

    a existência da CLT, a Consolidação das Leis do Trabalho, viabilizou a criação de um aparato de proteção ao trabalhador, centralizado em dispositivos jurídicos criados durante o período da ‘República Velha’, entre 1889 e 1930.

  • b)

    a estrutura social era formulada através da conciliação de sindicatos patronais e de trabalhadores, o que reforçava o papel do Estado Novo como mediador dos conflitos de classe.

    Alternativa assinalada
  • c)

    a ação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) junto aos setores de rádio se deu no sentido de fortalecer a censura, no entanto, o Estado não manteve presença real neste sistema por meio de redes próprias de radiodifusão.

  • d)

    o ideário comunista, bastante difundido na sociedade brasileira ensejou o desenvolvimento de um aparato de cuidado e atenção aos trabalhadores, como a criação do Ministério do Trabalho.

  • e)

    o conceito de ‘sindicalismo corporativo’ evoca a importância dos entes privados e das entidades patronais como únicos negociadores e melhorias à classe trabalhadora, em um processo de negociação direta de reivindicações.

5)

"O período do Estado Novo oferece oportunidade para analisarmos e refletirmos sobre os alcances da cidadania aos moldes do liberalismo e também nos permite analisar um período extremamente contraditório de nossa história. Podemos dizer que o Estado Novo permite aos historiadores olhar para o passado e buscar a história da construção dos direitos, das identidades nacionais e dos variados sentidos de autoritarismo, identidade nacional, cidadania e democracia".

FRACCARO, Laura. História do Brasil República I. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.

 

Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:

 

(   ) Getúlio Vargas, apesar de ditador, criou estruturas que permitiram aos trabalhadores  direitos que há décadas estavam nas pautas trabalhistas.

(   ) Mais uma especificidade do Estado Novo, é a CLT, que por ter trechos similares a legislação trabalhista fascista, Carta del Lavoro, recebe  críticas até os dias atuais.

(   ) Ao Estado Novo podem ser atribuídas categorias fechadas de análise por causa de sua coerência explícita.

(   ) A estrutura da Justiça Trabalhista brasileira da época não permitia representação nem de trabalhadores e nem de empresários, tal como o que acontecia na Itália.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


Alternativas:

  • a)

    V – V – F – F.

    Alternativa assinalada
  • b)

    F – F – V – V.

  • c)

    V – F – V – F.

  • d)

    V – F – V – V.

  • e)

    V – V – V – F.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação