Av1 - Sup. Tec. em Seg. Trab. - Psicologia e Qualidade de Vida do Trabalho




1) A Psicologia é considerada uma ciência nova, pois somente no final do século XIX é que foi reconhecida como uma área de conhecimento científico.
Técnicas foram elaboradas, livros foram escritos e aparelhagens, desenvolvidas. A divergência sobre o seu objeto de estudo permeou alguns teorias que são aceitas até os dias de hoje. Dentre algumas teorias podemos analisar:
Proposição 1: Possui relação com a ciência, pautado num modo de produção científico. Ao contrário da maioria dos grandes teóricos da Psicologia, a teoria não foi formulada com base em uma prática clínica, mas com base em sua pesquisa em laboratório, como forma preliminar de desenvolvimento de tecnologia para a sociedade. Estuda princípios básicos de reforçamento, de punições e de extinção do comportamento.
Proposição 2: Valoriza a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo. É desenvolvida a partir de práticas médicas e quebra a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão. a estrutura da personalidade é formada pelo id, ego e superego, e tem componentes no consciente e inconsciente.
Proposição 3: Tem como embasamento as percepções que os indivíduos possuem das situações, das imagens, dos fatos, provando que elas são variáveis entre as pessoas, depende do ponto de vista, do momento, da disponibilidade para perceber as coisas. 
As proposições acima se referem respectivamente à: 

Alternativas:
a)Gestalt, Psicanálise, Behaviorismo
b)Behaviorismo, Gestalt, Psicanális
c)Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt
d)Gestalt, Behaviorismo, Psicanálise
2) A empresa de laticínios MM conta com uma esquipe de 159 colaboradores distribuídos em diversos setores. Há alguns meses foi realizada uma pesquisa de clima como forma de fornecer informações sobre a percepção dos colaboradores em relação aos diversos fatores que afetam os níveis de motivação e empenho dos mesmos. A partir dos resultadosqualitativos foi possível a identificação de três perfis de liderança entre os encarregados de setor:
Perfil 1: O líder costuma centralizar as decisões, sem haver a participação dos colaboradores.
Perfil 2: Não há muita interferência direta do líder, deixando seus colaboradores responsáveis pelo gerenciamento dos resultados.
Perfil 3: O líder costuma criar um ambiente onde as decisões são compartilhadas, ou seja, os colaboradores são ouvidos e suas opiniões levadas em consideração.
Os perfis de liderança supracitados referem-se, respectivamente, aos: 

Alternativas:
a)Autocrático, Democrático, Liberal
b)Liberal, Autocrático, Democrático
c)Democrático, Autocrático, Liberal
d)Autocrático, Liberal, Democrático
Alternativa assinalada
3) As pessoas são diferentes entre si, e isso deve ser visto como: (Marque a alternativa correta)

Alternativas:
a)Apenas um problema para trabalhar com a diversidade de comportamentos.
b)Ocasião para recrutar internamente.
c)Apenas um problema diante de possíveis e inesgotáveis conflitos.
d)Uma oportunidade de trabalhar com a diversidade de ideias, valores e opiniões.
Alternativa assinalada
4) Encaminhar colaboradores para capacitação tem, sobretudo, o objetivo de:
I – Fornecer maiores conhecimentos, habilidades e atitudes para que o colaborador e/ou a equipe se mantenha sempre atualizado em relação a seu campo de atuação.
II – Melhorar a produtividade, o relacionamento humano, a motivação, a segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
III - Investir no desenvolvimento do colaborador gerando resultados satisfatórios a curto, médio e longo prazo.
IV – Gerar despesas para a empresa como forma de cumprir com as metas do setor de desenvolvimento humano organizacional.
V – Cumprir com as exigências necessárias para as certificações da empresa independente do planejamento da matriz de treinamento.
É correto o que se afirma em: 

Alternativas:
a) I, II, III e IV.
b)  I, II e III.
c) II, III e IV
d) I, II, III, e V
5) O grupo pode exercer influências importantes no comportamento humano, por esse motivo o comportamento da equipe recebe, cada vez mais, a atenção das grandes organizações. Para que um conjunto de pessoas possa ser chamado de grupo, é preciso que existam critérios como estar em contato, considerarem-se mutuamente membros de uma equipe e ter ideais em comum.
Sendo assim dentre as alternativas abaixo, marque a que você considera mais comum no comportamento grupal.
I - É possível que um grupo tome uma decisão que, na verdade, é contrária aos desejos de todos os integrantes do grupo, ou mesmo contrária ao desejo da maioria.
II - Pistas indiretas e motivos ocultos geralmente estão por trás das ações e discursos das pessoas, frequentemente por causa de restrições sociais que as impedem de falar abertamente sobre seus sentimentos e de buscar alcançar seus objetivos.
III - O grupo pode exercer influências positivas no comportamento do outrem, pode também exercer influências não tão boas.
IV - O comportamento comum de grupos é analisar as proposições de maneira racional e expor, quando for o caso, os argumentos contrários, sem temer alguma possível represália.
V – Comportamentos em grupo não diferem dos comportamentos individuais, não sendo, portanto, necessário o estudo desse fenômeno.
É correto o que se afirma em: 

Alternativas:
a) I, II, III e IV
b)I, II e III.
c) II. III e V

d) I, II, III e V.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação