Av2 - Sup. Tec. em Seg. Trab. - Psicologia e Qualidade de Vida do Trabalho

1) A psicologia organizacional atua nas organizações: empresas, ONGs, instituições, governo. O papel do psicólogo nas organizações é o de um profissional que desenvolve estratégias para melhorar o ambiente de trabalho. Se esse profissional atua em uma empresa, ele pode contribuir com a estruturação ou reestruturação da empresa como um todo: desde o número de funcionários até a faixa salarial de cada um deles. Cabe ao psicólogo organizacional entender os fenômenos relacionados à vida do sujeito e seu contexto. Considerando sua função, assinale a alternativa correta.

Alternativas:
a)A psicologia organizacional se divide, basicamente, em dois ramos: a organizacional e a industrial. A primeira focando mais nas relações interpessoais e na qualidade de vida dos funcionários; e a segunda foca mais no gerenciamento dos funcionários visando maior produtividade.
Ab) A psicologia organizacional é uma ramificação da psicologia científica, no entanto consiste apenas em um instrumento de domínio e controle. O objetivo central é aumentar a produtividade independente das condições dos trabalhadores.
c)A psicologia organizacional, por se tratar de uma ciência psicológica, se importa apenas com o bem estar dos funcionários, na medida em que a questão da produtividade é de responsabilidade apenas dos cargos de gerência.
d)A psicologia organizacional tem duas ramificações: a organizacional e a industrial. A primeira tem como objeto de trabalho as relações e os conflitos interpessoais; e a segunda não aborda nenhuma aspecto relacionado ao trabalhador.
2)Um dos problemas recorrentes no século XXI é a alta incidência do estresse na sociedade em geral. Seus efeitos são prejudiciais para as pessoas que sofrem desse mal quanto para as empresas que têm funcionários estressados. O contexto atual é repleto de elementos que contribuem para o estresse, tais como: a competitividade entre funcionários e entre empresas, pressões dos chefes e do próprio mercado, dificuldades de relações entre colegas de trabalho, dentre outros. Considerando o estresse e a psicologia organizacional, assinale a alternativa correta. 

Alternativas:
a)As pesquisas da área da psicologia organizacional indicam que o comportamento produtivo dos funcionário não tem relação com a qualidade de vida no ambiente de trabalho e pessoal.
b)Para a psicologia organizacional, o bem estar dos funcionários de uma empresa não é algo que seja relevante para ser abordado. As pesquisas indicam que a produtividade dos trabalhadores está diretamente ligada com situações estressantes e punitivas. Assim, um ambiente ameaçador é mais propício para que se tenha funcionários mais produtivos.
c)O conceito de estresse e qualidade de vida são importantes para a psicologia organizacional, uma vez que estão presentes no ambiente de trabalho e afetam diretamente a vida do trabalhador.
td)A psicologia organizacional só trabalha com questões que se relacionam diretamente com o ambiente de trabalho. Dessa maneira, pode-se concluir que assuntos pessoais dos funcionários não são abordados, pois não interferem na produtividade do trabalhador.

3)Acidentes ou doenças podem acontecer com certa frequência no ambiente de trabalho. Isso se agrava quando o trabalhador contratado não recebe informações mínimas sobre o ambiente de trabalho que irá encontrar. Esse contexto pode produzir resultados nefastos, tais como surdez, lesões, intoxicações, dentre outros. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

Alternativas:
a)A saúde mental do trabalhador não é considerada importante para a saúde ocupacional, pois não afasta de suas funções laborais.
b)Existem empresas ou organizações que não precisam de um profissional responsável pela saúde ocupacional de seus funcionários, pois não oferecem riscos de lesões ou de produzirem problemas de ordem psicológica.
c)O único elemento que pode produzir problemas para a saúde do trabalhador é de ordem física.
d)A Saúde Ocupacional é uma área que se preocupa com a saúde do trabalhador, principalmente na prevenção de doenças ou problemas provenientes do trabalho.
Alta assinalada
4) Dentre os instrumentos disponíveis ao psicólogo organizacional, os testes psicológicos são tradicionais e muito utilizados. No contexto organizacional, a avaliação psicológica é considerada uma ferramenta importante e que contribui no sentido de facilitar a tomada de decisões acerca da gestão de pessoas. A psicologia organizacional conseguiu contribuir com muitas empresas e organizações nacionais e internacionais de renome. Sobre este aspecto, assinale a alternativa correta.

Alternativas:
a)Os testes psicológicos são importantes instrumentos de detecção de dificuldades de um trabalhador.
b)O psicólogo organizacional não lida diretamente com as pessoas. Sua tarefa está mais relacionada aos aspectos de organização das empresas.
c)A psicologia organizacional utiliza prioritariamente da intuição do psicólogo, uma vez que não é ainda considerada uma ciência. 
d)O psicólogo organizacional serve apenas para coletar os segredos dos funcionários para poder repassar aos chefes. Tais informações servem para controlar e dominar o operário, a fim de melhorar sua produtividade.


5)Em 2002 foi criada a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) com a proposta de fornecer informações ao trabalhador que pudessem preservar sua saúde. Em 2005 foi definido a Política Nacional de Saúde do Trabalhador que propõe estratégias que formalizam e definem a RENAST como a principal estratégia do SUS de pensar a saúde do trabalhador. Analise as alternativas e, em seguida, assinale a alternativa correta. 

Alternativas:
a)A definição de Saúde do Trabalhador implica somente na busca da restituição da saúde após um período de incidência da doença.
b)Para buscar a Saúde do Trabalhador basta focar somente nos aspectos biológicos, tais como: lesão de alguma parte do corpo, diabetes, dentre outras. A saúde mental não entra na categoria de Saúde do Trabalhador.
c)A definição de Saúde do Trabalhador é uma concepção moderna e consiste na compreensão da ocorrência dos problemas de saúde a partir das condições e dos contextos de trabalho, para visar medidas de prevenção e promoção de saúde.
d)A Saúde do Trabalhador aborda temas como o processo saúde-doença, saúde mental, neuropsicologia, dentre outros. No entanto, o estudo de causalidade de acidentes, segurança do trabalho e modelo de gestão não entram como objetos de investigação, pois não interferem na saúde das pessoas. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação