Av1 - Profissionalização Docente (1 questão errada)

 1) Para Nóvoa (1995), o território da formação é habitado por atores individuais e coletivos. Portanto, a aprendizagem em comum facilita a consolidação de dispositivos de colaboração profissional e a concepção de espaços coletivos de trabalho pode constituir um excelente instrumento de formação. É no encontro dos professores, entre eles e com as crianças, que se abre lugar para a formação. No entanto, os espaços e os ambientes educativos podem se constituir num facilitador ou num entrave para o desenvolvimento e aprendizagem da docência pelas acadêmicas em formação.

De acordo com o conceito de Nóvoa (2009), assinale a alternativa correta:


Alternativas:

  • a)

    Os educadores de uma geração mais recente podem trazer consigo um olhar fresco e atualizado sobre as práticas pedagógicas.

  • b)

    O saber disciplinar entre os educadores sempre auxiliará no aprimoramento da prática, fazendo com que aprendam com os erros e acertos de seus colegas e tenham uma visão mais ampla do processo de ensino-aprendizagem.

  • c)

    Os saberes experienciais, que são provenientes das experiências dos professores no exercício de suas profissões. Eles surgem a partir da própria experiência prática e, por isso, também podem ser chamados de saberes práticos.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Os Saberes curriculares, que são adquiridos pelos professores ao longo de suas carreiras e estão ligados aos saberes selecionados pela instituição escolar.

  • e)

    Os saberes da tradição pedagógica, que são conhecimentos metodológicos que estão além da formação profissional e são transmitidos pela tradição.

2)

A instauração dos cursos normais para professores no Brasil faz parte das reformas educacionais propostas pelo Estado a fim de educar, formalmente, a sociedade. Esses cursos possuíam marcas que os assemelhavam a um padrão já existente do que seria educar e ser educado.

Considerando a instauração dos cursos normais no Brasil, assinale a alternativa correta.


Alternativas:

  • a)

    Os cursos normais no Brasil eram frequentados principalmente por homens interessados em aprofundar seus conhecimentos em língua portuguesa e matemática.

  • b)

    Os estudantes da escola normal aprendiam a ensinar através de técnicas pedagógicas inovadoras, desenvolvidas durante a formação.

  • c)

    A formação dos estudantes da escola normal baseava-se na imitação das práticas de ensino que eles mesmos haviam experimentado como alunos.

    Alternativa assinalada
  • d)

    A principal característica da escola normal é a de defender que a prática docente depende da aquisição de conhecimentos técnicos e empíricos.

  • e)

    As escolas normais defendiam que a profissão docente requer um conjunto de saberes técnicos específicos, adquiridos por meio de formação educacional.

3)

A visão de Clermont Gauthier sobre o ofício de professor destaca sua amplitude e influência nas coletividades humanas. Ele argumenta que, com o passar do tempo, as ações no campo educacional têm se tornado mais pragmáticas, refletindo uma necessidade crescente de resultados concretos. Além disso, Gauthier e colaboradores (1998) buscam resguardar um ofício de saberes ao desenvolver uma Teoria Geral da Pedagogia, que visa unificar os diversos saberes e valores inerentes à prática docente.

Assinale a alternativa a qual é uma das principais características das ações no campo educacional, conforme a perspectiva de Gauthier:


Alternativas:

  • a)

    Conhecimento pedagógico de conteúdo.

  • b)

    Saberes de vivência de experiência.

  • c)

    A crescente necessidade de resultados tangíveis.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Pedagogia do desconhecido.

  • e)

    Conhecimento curricular.

4)

A globalização transformou profundamente a educação em todo o mundo, influenciando modelos de governação, abordagens pedagógicas e currículos. Nesse contexto, diferentes estratégias foram adotadas para responder aos desafios da globalização na educação. Essas estratégias incluem modelos de governação que variam de descentralização a padrões globais, bem como abordagens centradas em resultados de aprendizagem e standards educacionais. Além disso, algumas abordagens enfatizam uma escolarização mais restrita, enquanto outras buscam uma educação mais holística. Agora, vamos explorar essas abordagens e suas implicações em uma questão múltipla escolha.

Com base no contexto da globalização e suas influências na educação, assinale qual das seguintes afirmações é verdadeira sobre os modelos de governação, abordagem centrada em resultados de aprendizagem, abordagem centrada em standards e escolarização restrita.


Alternativas:

  • a)

    A descentralização é um modelo de governação que enfatiza a uniformidade na educação e a padronização global de currículos.

  • b)

    A abordagem centrada em resultados de aprendizagem visa principalmente medir o desempenho dos professores em vez de avaliar o progresso dos alunos.

  • c)

    A abordagem centrada em standards, exemplificada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), busca avaliar o sucesso educacional apenas em nível nacional, ignorando padrões internacionais.

  • d)

    A escolarização restrita enfatiza a promoção de habilidades diversificadas e a adaptação às necessidades específicas das comunidades locais.

  • e)

    A padronização de currículos e métodos de ensino é uma característica comum da abordagem centrada em standards.

    Alternativa assinalada
5)

Considerando o processo de construção da identidade docente, analise ao citação a seguir.

Uma identidade profissional se constrói, pois, a partir da significação social da profissão; da revisão constante dos significados sociais; da revisão das tradições. Mas também da reafirmação de práticas consagradas  culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem à inovações porque prenhe de saberes válidos às necessidades da realidade. Do confronto entre as teorias e as práticas, da análise sistemática das práticas à luz das teorias existentes, da construção de novas teorias. Constrói-se também, pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor, confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus valores, do seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações, de seus saberes, de suas angústias e anseios, do sentido que tem em sua vida o seu professor. Assim como a partir de sua rede de relações com outros professores, nas escolas, nos sindicatos e em outros agrupamentos.

 

Considerando o processo de construção da identidade docente, analise as afirmativas a seguir:

I. Identidade é um processo de construção social em que o sujeito se constrói a partir da referência que recebe dos demais.

II. O processo de construção da identidade é capaz de levar o indivíduo a se autoconhecer.

III. O processo de construção da identidade promove a compreensão do que seja o diferente de si.

IV. O processo de construção da identidade é solitário e faz com que o sujeito se desvincule dos demais.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, II e III, apenas.

    Alternativa assinalada
  • b)

    I e II, apenas.

  • c)

    I e III, apenas.

  • d)

    I, II e IV, apenas.

  • e)

    I, III e IV, apenas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação