Questionário - Mód. 1 - Dimensão Pedagógica
Texto da questão
Após a leitura da MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR, na Dimensão Pedagógica, a Competência “B.1 - Focalizar seu trabalho no compromisso com o ensino e a aprendizagem na escola”. É atribuição do gestor:
- Conhecer as características pedagógicas próprias das etapas e modalidades de ensino que a escola oferece.
- Apenas coordenar a utilização dos ambientes e patrimônios da escola.
- Coordenar a construção de consensos – especialmente do corpo docente – em torno de expectativas altas e equânimes da aprendizagem para toda a escola.
- Exigir o cumprimento das metas, mesmo que gere conflitos no cotidiano escolar
Marque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas seguintes:
A ordem correta é V, V, V e F.
A ordem correta é V, F, V e F.
Parabéns, sua resposta está correta!
Todas estão corretas.
A ordem correta é V, F, V e V.
Feedback
A ordem correta é V, F, V e F.
Texto da questão
De acordo com Claudia Zuppini, no E-book: Padrões de competências profissionais para gestores escolares, baseado em referências internacionais temos 05 dimensões da prática profissional da gestão escolar: Gestão estratégica, Gestão pedagógica, Gestão organizacional, Gestão de pessoas e clima escolar e Gestão participativa.
Assinale a afirmação que define a Gestão Pedagógica:
Tem como finalidade conduzir pessoas e processos de maneira eficaz, promovendo melhorias, criando um ambiente colaborativo, motivado, propício ao autodesenvolvimento na busca de resultados promissores.
É a dimensão que procura organizar as ações da escola por meio de um planejamento estratégico, orientando a comunidade escolar para a busca de uma visão comum, proporcionando uma orientação para todos.
É a dimensão que foca as ações dos gestores nos processos de ensino e aprendizagem, bem como no acompanhamento dos resultados das aprendizagens dos estudantes e na formação dos professores.
Parabéns, sua resposta está correta!
Tem foco em ações que proporcionam uma gestão participativa com o apoio de toda comunidade escolar, incluindo as famílias, os estudantes, professores, funcionários e a comunidade do entorno.
Feedback
É a dimensão que foca as ações dos gestores nos processos de ensino e aprendizagem, bem como no acompanhamento dos resultados das aprendizagens dos estudantes e na formação dos professores.
Texto da questão
Ainda no E-book Padrões de competências profissionais para gestores escolares, Zuppini fala com relação à gestão estratégica na prática do profissional da gestão, definindo como : “A dimensão que trabalha com gestão de pessoas, o desenvolvimento profissional e a gestão de conflitos, buscando manter um clima escolar favorável ao crescimento de todos.”
Julgue o item:
A afirmação está errada!
Parabéns, sua resposta está correta!
A afirmação está correta!
Feedback
A afirmação está errada!
Texto da questão
Lück (2009) destaca que, "Compete ao gestor escolar, para poder realizar um trabalho efetivo em sua escola, adotar uma orientação voltada para o desempenho das competências deste trabalho.” Com base na reflexão da autora, analise as seguintes afirmativas sobre a necessidade dos padrões de competência serem adotados na gestão escolar, assinalando a correta.
A atuação do diretor escolar concorre diretamente para a qualidade do trabalho realizado na escola.
Parabéns, sua resposta está correta!
Compete ao coordenador pedagógico, adotar uma orientação voltada para o desempenho das competências a fim de realizar um trabalho efetivo em sua escola.
Não é necessário estabelecer um programa para o desenvolvimento das competências necessárias para fazer frente aos seus desafios em cada uma das dimensões.
Feedback
A atuação do diretor escolar concorre diretamente para a qualidade do trabalho realizado na escola.
Texto da questão
Por que a gestão pedagógica é, de todas as dimensões da gestão escolar, a mais importante? Após a leitura do texto Dimensões da gestão escolar e suas competências, de Heloísa Lück, marque apenas a alternativa errada.
Porque está mais diretamente envolvida com o foco da escola que é o de promover aprendizagem e formação dos alunos
Parabéns, sua resposta está correta!
Constitui-se como a dimensão para a qual todas as demais convergem, uma vez que esta se refere ao foco principal do ensino.
Comentários
Postar um comentário