Questionário - Mód. 2 - Dimensão Pessoal e Relacional
Texto da questão
Heloísa Lück em seu livro “Dimensões da gestão escolar e suas competências” - Capítulo 6, enfatiza os parâmetros de competências de gestão de pessoas na escola, afirmando que cabe ao diretor:
- Promover a gestão de pessoas na escola e a organização de seu trabalho coletivo, focalizada na promoção dos objetivos de formação e aprendizagem dos alunos.
- Promover a prática de bom relacionamento interpessoal e comunicação entre todas as pessoas da escola, estabelecendo canais de comunicação positivos na comunidade escolar.
- Auxiliar na interpretação de significados das comunicações praticadas na comunidade escolar, fazendo-as convergir para os objetivos educacionais.
- Desenvolver na escola ações e medidas que a tornem uma verdadeira comunidade de aprendizagem, na qual todos aprendem continuamente e constroem, de forma colaborativa, conhecimentos que expressem e sistematizem essa aprendizagem.
- Facilitar as trocas de opiniões, ideias e interpretações sobre o processo socioeducacional em desenvolvimento na escola, mediante a metodologia do diálogo, atuando como moderador em situações de divergências e de conflitos.
Estão corretas as afirmativas:
Todas as afirmativas.
Parabéns, sua resposta está correta!
I, II, IV e V.
Feedback
Todas as afirmativas.
Texto da questão
Analíse com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações sobre a Dimensão Pessoal e Relacional, de acordo com a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor. A seguir, indique a opção com a sequência correta.
- Cabe ao diretor respeitar e promover o respeito mútuo entre as pessoas da comunidade escolar, em relações de alteridade e empatia.
- O diretor deve ser o principal promotor do diálogo na comunidade escolar, delegando aos coordenadores pedagógicos e professores a prática da escuta ativa.
- Cabe ao diretor analisar o contexto, identificar problemas ou ameaças possíveis e agir de forma antecipada e preventiva.
- O diretor deve inspirar confiança e respeito, devido a sua posição hierárquica na comunidade escolar.
V, V, V e V.
V, F, V e F.
Parabéns, sua resposta está correta!
V, F, V e V.
Feedback
V, F, V e F.
Texto da questão
Leia o trecho a seguir do texto "O papel das lideranças escolares no acolhimento e criação de um ambiente escolar seguro”, escrito pela pedagoga Cláudia Zuppini Dalcorso:
“As lideranças escolares precisam de respostas rápidas e eu diria que a primeira coisa a ser feita é criar espaços onde os/as estudantes, educadores/as e funcionários/as se sintam pertencentes, se sintam valorizados/as e seguros/as e possam ser ouvidos/as.”
Com base no trecho lido, assinale a alternativa que NÃO corresponde com procedimentos que podem ser utilizados pelo diretor escolar para criar espaços de valorização e segurança da pessoa.
Criar espaços que promovam conversas entre as pessoas da comunidade sobre as preocupações e questões da escola.
Buscar ajuda com outros diretores da rede de ensino sempre que tiver dificuldade, evitando mostrar a vulnerabilidade da comunidade escola
Parabéns, sua resposta está correta!
Debater com os servidores, estudantes e familiares sobre o que é necessário para construir e manter a segurança e a confiabilidade da comunidade.
Feedback
Buscar ajuda com outros diretores da rede de ensino sempre que tiver dificuldade, evitando mostrar a vulnerabilidade da comunidade escola
Texto da questão
Edneia Burguer, em seu texto “A observação dos espaços da escola” afirma que os espaços escolares, devem, na sua essência, ser educativos. De acordo com a ideia transmitida pela autora, assinale a opção correta.
As paredes devem ser aproveitadas para propaganda de produtos do comércio local como forma de valorizar o entorno da escola.
Além de informações nas paredes, a disposição das carteiras na sala de aula, a limpeza dos banheiros e a organização da biblioteca devem refletir o ambiente educativo que se espera da escola.
Parabéns, sua resposta está correta!
Feedback
Além de informações nas paredes, a disposição das carteiras na sala de aula, a limpeza dos banheiros e a organização da biblioteca devem refletir o ambiente educativo que se espera da escola.
Texto da questão
Privilegiar a escuta ativa e o diálogo principalmente com os estudantes mais atuantes da escola.
Respeitar a vida sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação.
Parabéns, sua resposta está correta!
Eliminar a exclusão, a injustiça e a opressão com ações punitivas assertivas.
Feedback
Respeitar a vida sem nenhum tipo de preconceito ou discriminação.
Comentários
Postar um comentário