Avaliação Geral de Aprendizagem - FORMAGE 2024.1 - TURMA 9
Texto da questão
A Gestão Democrática é de fundamental importância para a promoção de uma educação de qualidade. É correto afirmar que a gestão democrática:
dá autonomia para a gestão escolar na contratação de pessoas e para a decisão de investimento dos recursos financeiros.
se efetiva com a participação das famílias e comunidade escolar em atividades festivas e contribuições financeiras.
acontece numa estrutura de hierarquia comandada pela coordenação pedagógica.
se efetiva por meio da participação da comunidade interna e externa em instâncias colegiadas.
Feedback
se efetiva por meio da participação da comunidade interna e externa em instâncias colegiadas.
Texto da questão
A dimensão político-institucional da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, apresenta como uma das competências do/a diretor/a escolar implementar e coordenar a gestão democrática na escola. Assinale a alternativa que contempla as atribuições, práticas e ações esperadas do/a diretor/a alinhadas a esta competência:
Conhecer a legislação concernente à educação e ofertar documentos referentes a mesma a toda comunidade escolar.
Constituir espaços coletivos de participação, tomada de decisões, planejamento e avaliação.
Feedback
Constituir espaços coletivos de participação, tomada de decisões, planejamento e avaliação.
Texto da questão
Qual o papel do/a diretor/a no processo de avaliação da aprendizagem? Cabe ao/à diretor/a:
analisar os dados das avaliações de cada turma e elaborar um planejamento para que o/a docente aplique em sua sala de aula garantindo melhores resultados.
analisar os dados das avaliações de cada turma e elaborar um ranking das melhores turmas com o intuito de estimular as outras a avançarem.
analisar os dados das avaliações de cada turma, a fim de identificar lacunas do trabalho realizado e identificar as necessidades formativas de sua equipe.
solicitar que os/as docentes, sozinhos/as, analisem os dados das avaliações para que possam aplicar uma nova avaliação.
Feedback
analisar os dados das avaliações de cada turma, a fim de identificar lacunas do trabalho realizado e identificar as necessidades formativas de sua equipe.
Texto da questão
Diversas pesquisas relacionam o clima escolar positivo a um melhor desempenho dos estudantes, maior participação profissional dos professores e gestores, assim como à manutenção de um ambiente saudável, promovendo o bem-estar de todos os que na escola convivem (THAPA, et al, 2013; COHEN et al., 2009; PERKINS, 2008; BERKOWITZ et al., 2017). Identifique o conjunto de ações que garante um clima escolar positivo e que favorece a aprendizagem dos/as estudantes.
Boa relação entre docentes e discentes; resultados esperados no IDEB; boas práticas de resolução de conflito; implementação do PPP no cotidiano escolar; participação da família nos eventos festivos.
Boas relações entre as pessoas; um ambiente de cuidado e confiança; qualidade no processo de ensino e de aprendizagem; espaços de participação e de resolução dos conflitos de forma dialógica; proximidade dos pais e da comunidade; uma boa comunicação; a sensação de que as regras são justas; ambiente estimulante e apoiador; sentimento de segurança; pertencimento.
Boa relação com a secretaria de educação municipal e com a comunidade do entorno da escola, ter parcerias com espaços públicos como parques e quadras para uso dos/as estudantes, resultados esperados no IDEB e implementação do regimento escolar.
Feedback
Boas relações entre as pessoas; um ambiente de cuidado e confiança; qualidade no processo de ensino e de aprendizagem; espaços de participação e de resolução dos conflitos de forma dialógica; proximidade dos pais e da comunidade; uma boa comunicação; a sensação de que as regras são justas; ambiente estimulante e apoiador; sentimento de segurança; pertencimento.
Texto da questão
Uma escola situada em um bairro da periferia de Maceió, atende 1500 alunos do ensino médio de período integral. O edifício da escola requer reparos urgentes, pois apresenta problemas no telhado, infiltração nas paredes e requer manutenção e pintura de vários espaços. Como o/a diretor/a deve proceder para fazer uma gestão eficiente dos recursos financeiros?
Proceder ao levantamento dos orçamentos para resolução do problema das salas de aula, definir o prestador de serviços e comunicar a comunidade escolar, privilegiando o princípio da transparência no uso dos recursos financeiros.
Diante da urgência em resolver o problema das salas de aula, o/a diretor/a deve decidir a aplicação dos recursos financeiros sem a necessidade de consultar previamente a comunidade escolar.
Feedback
Texto da questão
As pesquisas mostram que as grandes mudanças necessárias para obter uma Educação de qualidade precisam não só de melhoria da gestão da sala de aula e do desenvolvimento de competências profissionais dos docentes, mas também da organização da escola por meio da elaboração de um projeto que aponte os compromissos que serão assumidos por todos os integrantes da comunidade escolar. Neste sentido, o Projeto Político Pedagógico (PPP) define a ambição da escola, com base no ponto de partida, sinaliza o caminho a ser percorrido e onde se quer chegar. Assinale a alternativa que contempla as etapas para elaboração do PPP:
Levantamento dos dados de aprendizagem, planejamento colaborativo com equipe gestora, definição de metas, elaboração e validação do documento da equipe gestora, divulgação da versão final e envio do documento para secretaria de educação.
Elaboração do documento pela equipe gestora, diagnóstico escolar, definição de metas, elaboração e validação do documento, divulgação da versão final e uso do documento no cotidiano escolar para tomada de decisão.
Envolvimento e sensibilização da comunidade escolar, planejamento coletivo, diagnóstico escolar, mobilização da comunidade externa, definição de metas, elaboração e validação do documento, divulgação da versão final e uso do documento no cotidiano escolar para tomadas de decisão.
Feedback
Envolvimento e sensibilização da comunidade escolar, planejamento coletivo, diagnóstico escolar, mobilização da comunidade externa, definição de metas, elaboração e validação do documento, divulgação da versão final e uso do documento no cotidiano escolar para tomadas de decisão.
Texto da questão
O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é para a escola uma ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente. Ao se constituir em processo democrático de decisões, visa instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar relações competitivas, corporativas e autoritárias, bem como diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. Nessa perspectiva, analise as afirmativas e assinale a opção correta.
O PPP é um documento que além de evidenciar o currículo a ser desenvolvido, traz os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja elaborado e revisado coletivamente.
O PPP possibilita uma organização escolar favorável à superação dos desafios da escola, quando é elaborado pela gestão e posteriormente compartilhado com docentes e não docentes.
Feedback
O PPP é um documento que além de evidenciar o currículo a ser desenvolvido, traz os valores, a cultura, as crenças e as diretrizes de ação que devem orientar toda a comunidade escolar. Por isso, é fundamental que ele seja elaborado e revisado coletivamente.
Texto da questão
Recentemente temos vivenciado episódios de violência em nossas escolas. Neste sentido, o/a diretor/a têm papel fundamental na construção e manutenção de uma cultura de paz nas escolas. Assim, o direto/a precisa:
Incentivar que os/as docentes promovam projetos interdisciplinares pontuais sobre cultura de paz com suas turmas.
solicitar, junto aos órgãos competentes, ronda diária da polícia nas imediações da escola e, caso necessário, um policial na porta da escola.
Propor junto à comunidade escolar, um projeto de vizinhança solidária com objetivo de emitir alertas, caso se identifiquem pessoas suspeitas.
criar espaços onde todos se sintam pertencentes, se sintam valorizados/as e seguros/as, possam ser ouvidos/as e discutir sobre o assunto.
Feedback
criar espaços onde todos se sintam pertencentes, se sintam valorizados/as e seguros/as, possam ser ouvidos/as e discutir sobre o assunto.
Texto da questão
A liderança pedagógica visa a melhorar o ensino e a aprendizagem e envolve a promoção do desenvolvimento profissional dos/as docentes. Estudos internacionais levantaram cinco fatores relevantes para que os/as gestores/as possam apoiar o desenvolvimento profissional dos/as docentes, entre eles, a observação de aula. Qual a importância da observação de aula para o desenvolvimento profissional dos docentes?
A observação de aula permite que o/a diretor/a identifique as necessidades formativas de sua equipe docente para realizar formações que favoreçam o desenvolvimento profissional.
Feedback
A observação de aula permite que o/a diretor/a identifique as necessidades formativas de sua equipe docente para realizar formações que favoreçam o desenvolvimento profissional.
Texto da questão
Ao longo do Módulo I sobre a dimensão pedagógica, refletimos sobre a importância da equidade para garantir a aprendizagem de todos/as estudantes. O que se entende por equidade?
é garantir que todos/as sejam regidos/as pelas mesmas regras, independente de raça, crença ou etnia e que possuem os mesmos direitos e deveres
é garantir que todos os/as estudantes negros/as possam alcançar o sucesso acadêmico, social e emocional.
é garantir que a escola promova datas específicas para valorização da cultura africana, principalmente no mês de novembro.
é garantir que estudantes de todas as raças, crenças, etnias e outras características identitárias alcancem sucesso acadêmico, social e emocional.
Feedback
é garantir que estudantes de todas as raças, crenças, etnias e outras características identitárias alcancem sucesso acadêmico, social e emocional.
Comentários
Postar um comentário