Questionário - Mód. 3 - Dimensão Político-Institucional
Texto da questão
Com base na a Matriz Comum de Competência do Diretor Escolar, na Dimensão Político-Institucional, sobre a Competência A.1: Liderar a gestão da escola, o gestor desenvolve, reforça, revisa e fortalece os valores, princípios e metas da escola, coletivamente. Identifique as atribuições do gestor com V para as verdadeiras e com F para as falsas, e assinale
- Desenvolver e gerir democraticamente a escola, exercendo uma liderança colaborativa e em diálogo com os diferentes agentes escolares.
- Supervisionar a rotina da escola, monitorando todos os professores e funcionários nos momentos de troca, planejamento e avaliando suas ações.
- Identificar necessidades de inovação e melhoria que sejam consistentes com a visão e os valores da escola e sejam afirmadas também pelos resultados de aprendizagem dos estudantes.
- Quando possível, informar-se sobre legislações e normas referentes ao uso e à prestação de contas dos recursos financeiros da escola.
Identifique as atribuições do gestor analisando as 4 afirmações acima com V para as verdadeiras e com F para as falsas, e responda:
A sequência correta é V, F, V e F.
Parabéns, sua resposta está correta!
Todas as alternativas são verdadeiras.
Feedback
A sequência correta é V, F, V e F.
Texto da questão
Tony Bush, no texto Liderança Escolar Como Fator para transformação Educação (Cap. 1 - pág 10), define liderança e Gestão, fazendo distinção entre elas. Marque a resposta que define Liderança.
Indica os caminhos que a organização deve seguir monitorando os profissionais para alcançar as metas.
Gerencia o planejamento, organização, coordenação e controle para organização dos processos educacionais.
Indica processos gerenciais que mantêm o equilíbrio das organizações.
Indica funções relacionadas à mudança, como estabelecer uma visão e metas para a escola, além de motivar suas partes a avançar em direção à realização delas.
Parabéns, sua resposta está correta!
Feedback
Indica funções relacionadas à mudança, como estabelecer uma visão e metas para a escola, além de motivar suas partes a avançar em direção à realização delas.
Texto da questão
Julgue o item.
Parabéns, sua resposta está correta!
Feedback
Texto da questão
Ainda tratando da Competência A.2, dentre as práticas do Diretor Escolar, é de sua competência engajar a comunidade escolar:
- Envolvendo as famílias para qualificar o projeto político-pedagógico;
- Incentivando e apoiando a associação de pais (e mestres), mantendo uma interface permanente de diálogo;
- Mantendo uma postura comunicativa em sua comunidade escolar, não demonstrando interesse pelas experiências de outras escolas para evitar comparações;
- Protegendo a comunidade escolar da interferência da comunidade local.
Estão corretas as afirmativas?
II e IV
I, II e IV.
I e II.
Feedback
I e II.
Texto da questão
O diretor administra a unidade escolar em consonância com as diretrizes da gestão democrática da rede de ensino, garantindo a participação da comunidade escolar na elaboração do projeto político-pedagógico. Para a implementação e coordenação da gestão democrática na escola NÃO é correto afirmar que cabe ao diretor:
incentivar e apoiar os colegiados: o conselho escolar, o grêmio estudantil e a associação de pais e mestres, entre outros.
envolver também os pais/ responsáveis na avaliação institucional.
Parabéns, sua resposta está correta!
Comentários
Postar um comentário