Aula 1 - O que é Marketing
Esta
palavra é o “MARKETING”.
O marketing está por toda parte.
Formal ou informalmente, pessoas e organizações envolvem-se em um grande número
de atividades que poderiam ser chamadas de marketing. O marketing tem se
tornado um ingrediente indispensável para o sucesso nos negócios, influenciando
diretamente nosso cotidiano – das roupas que vestimos aos sites que visitamos.
Ele é utilizado em diversos veículos de
comunicação. O marketing se popularizou gerando uma ideia errônea diante do seu
conceito real. O mercado em sua maioria acredita que a finalidade dele é fazer
a venda acontecer, ou melhor, gerar mais venda, ou que é meramente o mesmo que
propaganda, desvalorizando sua importância em uma organização.
VOCÊ
SABE COM SEGURANÇA O QUE É MARKETING?
Não se preocupe muitas pessoas não sabem ao
certo o que é esta palavra. Porém vamos mostrar para você o que realmente esta
palavra significa.
Segundo Kotler e Keller (2006), autores da Bíblia do Marketing e considerados
mestres no assunto, “marketing envolve a identificação e a satisfação das
necessidades humanas e sociais a fim de suprir necessidades. É uma ciência que
consiste em um conjunto de processos que envolvem criação, comunicação e valor.
O objetivo do marketing é conhecer e entender cliente e mercado e administrar a
relação entre eles”.
Levitt (1990) Marketing é um processo de atrair e manter clientes.
Rocha e Christensen (1999), diz que é uma função gerencial para ajustar
oferta e demanda.
Semenik e Bamossy (1995) fala que ele é um planejamento e execução de ideias
para criar trocas visando determinados objetivos.
Sendo assim, o marketing apresenta diversas vertentes como marketing
político, marketing de relacionamento, marketing de varejo, marketing social,
marketing digital, marketing de eventos entre outros.
QUEM FAZ O MARKETING?
O profissional de marketing é o canalizador de informações e referencial
para as tomadas de decisões estratégicas das organizações, pois é o
especialista no estudo do mercado no qual uma organização está inserida. É este
profissional que auxilia ou executa o planejamento estratégico, de acordo com
cada estrutura funcional, de modo a alcançar os objetivos empresariais, com
ética e responsabilidade.
Para tanto, seguem
abaixo algumas funções de um profissional de marketing:
ü Entender
o comportamento dos consumidores e as suas influências;
ü Estudar
o contexto mais amplo que envolve a empresa, o chamado “ambiente de marketing”
e as suas variáveis;
ü Implantar
um fluxo de informações e sistemas de pesquisas;
ü Auxiliar
na determinação de processos de qualidade organizacional e funcional;
ü Observar
atentamente os passos da concorrência;
ü Definir
objetivos e elaborar planejamento estratégico;
ü Verificar
as oportunidades de mercado;
ü Selecionar
mercados-alvo e seus segmentos;
ü Planejar
e desenvolver novos produtos e/ou serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
ü Estabelecer
estratégias de preço e distribuição;
ü Definir
as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
ü Estabelecer
ações de endomarketing;
ü Organizar
estruturas comerciais;
ü Controlar
budget (orçamento);
ü Efetuar
controle e mensurar cada tipo de ação de forma a transformar os dados obtidos
em informações seguras em benefício das decisões futuras.
Desta forma podemos dizer
que ele tem algumas orientações:
1.1 ORIENTAÇÕES DA EMPRESA PARA O MERCADO
Qual sistema deveria orientar os esforços de marketing de uma empresa?
As cinco orientações concorrentes com base nas quais as organizações conduzem
suas atividades são:
São quatro as orientações administrativas
utilizadas para prevalecer no ambiente empresarial.
1.1.2
Orientação
para a produção
Será
que simplesmente atingindo a perfeição na produção, distribuição e
aprimorando técnicos os produtos e serviço que oferecemos poderão
satisfazer as necessidades dos nossos clientes? Será que os clientes
realmente percebem algum tipo de melhoria?
|
1.1.3
Orientação
para produto
Sobe
uma nova ótica essa orientação, combinada com a orientação de produção, se
baseia no conceito de Qualidade Total, uma vez que muitas organizações
nacionais e internacionais têm como critério exigido pelo mercado este conceito,
considerado um grande diferencial competitivo.
A orientação de vendas é praticada de maneira
mais agressiva, geralmente pautada na ferramenta de promoção, sendo este apenas
um dos instrumentos de marketing.
A
orientação para o marketing tem seu enfoque no atendimento real das
necessidades e dos desejos do consumidor. Theodore Levitt elaborou uma
comparação perspicaz entre as orientações de vendas e de marketing: “A venda
preocupa-se com a necessidade da empresa de converter seu produto em dinheiro;
o marketing com a ideia de satisfazer as necessidades do cliente por meio do
produto e de todo um conjunto de coisas associado à sua criação, entrega e
consumo final.”
Ela só pode existir se forem mensuradas as
reais necessidades e desejos dos clientes, mediante, por exemplo, via pesquisas
de mercado, onde deve ser avaliado se realmente foi percebido pelo cliente as
qualidades e diferenciais do produto ou serviço.
Só assim poderemos ter uma certeza se o que
foi lançado está atendendo os anseios e desejos dos clientes.
“Conseguir
clientes é relativamente fácil. Mantê-los é o grande desafio do Marketing.”
Podemos entender assim que marketing como:
·
Uma
filosofia que ajuda no direcionamento do cliente
·
Uma
função empresarial organizada, dotada de objetivos e políticas definidos.
·
Uma organização
que possibilita a interação de todas as funções, gerando um único objetivo em
todos. A satisfação do cliente.
·
A
construção de planejamentos que não se baseia em palpites ou achismos, mais sim
nas necessidades reais de cada cliente.
·
O mecanismo capaz de vender com
eficiência, com eficácia e principalmente com responsabilidade. Feita por
profissionais focados em orientar o cliente, buscando sempre junto a ele descobrir
suas necessidades para que assim seja feita a verdadeira venda, e não apenas
tirar o pedido ou empurrar produtos.
·
E a
nova ciência da administração que ajuda resolver conflitos organizacionais,
passeando-se no planejamento de ações, metas e resultados.
·
Uma profissão, e não apenas um conjunto de
conceitos teóricos e acadêmicos.
“Em resumo, marketing é segredo para
o crescimento e sucesso de qualquer empresa. Ele constrói estratégias
empresariais, prepara as organizações para passar por mudanças, muda a
filosofia e o modo de ver dos gestores e dos clientes. Esta é a razão de ser de
qualquer instituição, já que o segredo que ele busca são dois: encantar os
clientes e satisfazê-los constantemente.”
Pois na verdade,
marketing é tudo isso e muito mais.
- A propaganda é um
mecanismo utilizado pelo marketing para a divulgação dos produtos e serviços.
Portanto, é errado dizer: “Vou fazer o meu Marketing!” Na verdade, o que se deseja é fazer uma simples apresentação
promocional.
- A venda é também, um
dos inúmeros mecanismos utilizados pelo marketing. Há diferentes significativas
entre marketing e uma orientação voltada exclusivamente para venda.
Vejamos
o quadro:
VENDAS
|
MARKETING
|
Prioridade nos produtos
|
Foco na busca das necessidades dos clientes seja ele
externo ou interno.
|
Produz o produto ou serviço e só depois pensa como vendê-lo.
|
Prioriza fazer uma
pesquisa de mercado para identificar as necessidades dos clientes e só depois
que a empresa pode produzir o produto ou serviço.
|
Trabalha focando rotinas, seguindo padrões e
normas. Não utiliza a criatividade e não está preocupado em inovar. Seu modo
de ver é direcionado para dentro da empresa.
|
Visualiza o mercado como um todo. Seu foco é no alcance dos objetivos
da organização delimitando estratégias para o mesmo.
|
As preocupações são individuais, bater suas
metas e com quanto vai receber de comissão e não com a lucratividade da
empresa.
|
A prioridade é o consumidor, o que ele deseja e como posso fazer para
melhor atende-lo. Ele é focado nos desejos dos clientes e não nos seus.
|
Assim podemos ver que são nítidas as
diferenças entre os modos de pensar dos executivos de vendas e os de marketing.
1.1.5.2 Como Pensam os Executivos de Vendas
Caracterizam-se por se
preocupar mais com o volume de vendas do que com os lucros. O alcance de sua
atuação é de curto prazo, e seus clientes são individualizados, razão por que
preferem trabalhar diretamente junto a eles.
1.1.5.3 Volume de vendas
em vez de lucro
O executivo de vendas,
foca aumentar as vendas para cumprir as metas estabelecidas pela empresa. Sua
prioridade é aumentar sua comissão e gratificação. Eles não se preocupam se a
empresa vai ter lucro ou prejuízo. Quanto mais eles venderem, mais eles
receberam.
Mesmo não cumprindo
prazos de entrega ou não entregando o que venderam.
Vender a todo custo, é o
que eles mais fazem.
1.1.5.4 Curto prazo, em vez de longo prazo
Não prospectam clientes
em longo prazo, já que seu foco é conseguir a venda. Com a venda existira
comissão. Muitos executivos de venda,
devido o tipo de comissionamento orientam o cliente a pagar em curto espaço de
tempo, mesmo que isto possibilite o não fechamento da venda.
Eles não pensam em
estratégias de mercado, e principalmente como atender as necessidades dos
clientes.
1.1.5.5 Clientes individuais, em vez de classes de
segmentos do mercado
Dispõem de informações
sobre os clientes individuais e os fatores envolvidos numa transação de vendas
específica, mas não se preocupam com o desenvolvimento de estratégias para
segmentos de mercado.
1.1.5.6 Trabalho
de campo, em vez de trabalho interno:
Demonstram preferência pelas vendas junto aos clientes, em vez de
desenvolverem planos e estratégias, assim como a elaboração de métodos de
execução.
1.1.6 Como Pensam os Executivos de Marketing
Os executivos de marketing têm como atribuições principais criar e
implementar planos estratégicos que relacionam as metas e os recursos
organizacionais às oportunidades de mercado. Pensam em longo prazo, procuram
oferecer produtos ou serviços diferenciados a vários segmentos, pautando suas
ações em sistemas de análise do mercado. Principais atribuições:
ü Atividades
analíticas – que identificam e
avaliam ameaças e oportunidades de mercado.
ü Atividades
de planejamento – que
desenvolvem estratégias em curto, médio e longo prazo para cultivar
oportunidades atrativas no mercado.
ü Atividades
de implementação – que
coordenam, motivam e direcionam as pessoas para atingir objetivos de negócios e
do mercado.
ü Atividades
de controle e de monitoramento – que tornam as medidas apropriadas quando o desempenho fica aquém dos
objetivos.
1.1.6.1 Planejamento do lucro:
O executivo de marketing planeja analisando o mercado e atendendo as
necessidades reais do seu público-alvo. Inclui também o planejamento
financeiro, onde se calcula os custos envolvidos na comercialização, os
impostos que a serem pagos e se coloca a margem de lucro que seja necessário
para proporcionar viabilidade ao negócio. Toda empresa trabalha para atingir
lucro, sendo assim é fundamental que todos os colaboradores tenham a mesma
visão do objetivo, principalmente a equipe comercial.
1.1.6.2 Tendências,
ameaças e oportunidades em longo prazo
Qualquer executivo de marketing deve estar sempre acompanhando o mercado
e elaborando estratégias. Uma das principais ações é executar periodicamente
estudos de satisfação do cliente ou pesquisa de mercado. Devemos sempre pensar
em
longo prazo, pois as mudanças que ocorrem no mercado muda drasticamente a forma
de consumo.
1.1.6.3 Tipos de clientes
e diferenças de segmentos
Eles procuram formas de
valorizar os segmentos mais rentáveis.
1.1.6.4 Bons sistemas para
análise de mercado, planejamento e controle
Os Executivos de
Marketing se sentem à vontade para lidar com números e com as implicações
financeiras de planos de marketing.
1.1.7 Necessidades do marketing
Por que o marketing é necessário?
Muitas pessoas fazem esta
pergunta, já que confundem marketing com vendas. Na verdade vendas é uma das
inúmeras ferramentas utilizadas pelo marketing. Os gestores não dão a real importância para ele, devido à
falta de conhecimento da sua utilidade. O marketing é uma ciência que pode e deve ser
estudada. Através dos seus estudos percebemos o que deve ser feito para
encantar e manter cliente. Buscar
informações sobre o comportamento do mercado, sobre os anseios dos
consumidores, sobre o melhor produto ou serviço que pode e deve ser
comercializado é o papel do marketing. Com estes estudos, as organizações têm como saber o que criar e como
inovar na produção dos serviços ou produtos. Isto ajuda nas tomadas de decisão,
já que com a coleta de informação as empresas têm como saber se é viável
comercializar ou não seus produtos, principalmente no nosso atual mercado onde a concorrência utiliza várias formas
persuasivas para conseguir clientes.
1.1.8 Realizações
dos objetivos da organização
Qualquer
empresa deve se focar em quatro pontos importantes: os clientes, os sócios, a
organização como um todo e os seus concorrentes.
O marketing na
organização deve ser tal que:
Proporcione para os
clientes produtos ou serviços que atendam seus desejos, mais que seja percebido
por eles. O segredo do marketing
é encantar e manter clientes.
Ele assegura lucros aos
negócios, de modo a atrair investimentos que permitam a contínua expansão
desses serviços e produtos.
Produzir e/ou comercializar produtos e serviços que sejam bem
aceitos pelo mercado. Possibilitando um diferencial perante os da concorrência.
Caro aluno, neste momento seu
educador irar realizar uma
dinâmica que vai ajudar você a desenvolver mais seus conhecimentos.
Bom estudo.
1.1.9
Dinâmica
Caro aluno, neste momento seu
educador irar realizar uma
dinâmica que vai ajudar você a desenvolver mais seus conhecimentos.
Bom estudo.
|
Exercício
de Fixação
1.
O
que é Marketing?
2.
Podemos
entender o Marketing como o que?
3.
Qual
é a melhor estratégia de marketing que podemos ter?
4.
Como
pensa os executivos de vendas?
5.
Como
age os executivos de marketing?
6.
Como
o marketing pode fazer para atender as necessidades dos clientes?
7.
Quais
seriam os fundamentos do Marketing?
8.
Quais
são as orientações de Marketing? Explique.
9.
Explique
os objetivos das organizações.
10.
Podemos
dizer que o Marketing é uma Ciência? Por quê?
Atividade Prática
Vamos
formar grupos para desenvolver o seguinte trabalho: pensar em um produto ou
serviço, que poderá ser comercializado. Este produto tem que ter uma estratégia
de vendas, seguindo as orientações de marketing. Deve ser feito também um detalhamento das
possíveis necessidades que os clientes terão sobre este produto ou serviço. E
para finalizar devemos fazer um comparativo entre ações de vendas e de
marketing.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
- CÓDIGO DE DEFESA DO
CONSUMIDOR – Biblioteca Jurídica, Edição Atualizada
- Gestão de marketing, 8ª edição revisada e Atualizada – FGV
Miguel Lima, Arão Sapiro, João Baptista Vilhena, Maurício Gangana
- Fundamento de Marketing, 9ª edição – FGV
DAREI BASTA, Fernando Roberto de Andrade Marchesini, José Antônio Ferreira de Oliveira, Luís Carlos Seixas de Sá
- Administração de Marketing, A Bíblia do Marketing
PHILIP KOTLER, Kevin Lane Keller, Edição 12ª 2006
- Gestão de marketing, 8ª edição revisada e Atualizada – FGV
Miguel Lima, Arão Sapiro, João Baptista Vilhena, Maurício Gangana
- Fundamento de Marketing, 9ª edição – FGV
DAREI BASTA, Fernando Roberto de Andrade Marchesini, José Antônio Ferreira de Oliveira, Luís Carlos Seixas de Sá
- Administração de Marketing, A Bíblia do Marketing
PHILIP KOTLER, Kevin Lane Keller, Edição 12ª 2006
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