Aula 2 - Mercado e Concorrência

2.      MERCADO E CONCORRÊNCIA


2.1 Definido o Conceito de Mercado


Da mesma forma que não é fácil definir um conceito para marketing, também não é fácil definir o mercado. Ambos apresentam conceitos diferentes de acordo com a visão dos autores.    Teoricamente, um mercado pode ser considerado uma “arena” para todas as trocas potenciais, ou seja, o conjunto de compradores (consumidores) atuais e potenciais de determinado bem ou serviço. É o ponto de partida para qualquer atividade comercial.


O conceito de mercado pode ser visto de várias formas, como: mercado potencial e existente; mercado sob o ponto de vista estratégico e tático, entre outros.                                        

2.2 Mercado

Devido a isto, muitos profissionais se questionam por que nos outros países o marketing é mais desenvolvido do que no Brasil? Será que temos barreiras culturais? Será que a nossa cultura não permite que vejamos o marketing como uma ciência, e não como um meio de venda.
Alguns pesquisadores responderam esta pergunta, como Rocha e Christense (1990) que fizeram um retrospecto da evolução histórica da sociedade brasileira, comparando com as sociedades americana e japonesa, onde o marketing desenvolveu uma das suas melhores práticas.
Nestas duas sociedades o marketing se desenvolveu seguindo valores religiosos e práticas culturais.


2.3 Mercado para o Brasil

O mercado brasileiro foi estruturado para fornecer artigos de primários como: açúcar, pau-brasil, ouro, tabaco, algodão e café para os países mais desenvolvidos. Como Portugal, França, Espanha, entre outros.
A Colonização feita em nosso território foi exploratória sendo assim, não se tinha interesse de desenvolver o mercado e muito menos o país.
Entende-se como mercado o local onde os agentes econômicos realizam a troca de bens ou serviços por uma unidade monetária (moeda) ou por outros bens. Os mercados se equilibram pela lei da oferta e da procura.
Nos conceitos de mercado podemos defini-los como, mercado geral ou mercado individualizado, onde temos apenas um tipo de produto para troca.

2.4 Origens do Termo Mercado




Fatores de Evolução dos Mercados

O mercado evoluiu muito nos últimos séculos, ele sofreu mudanças na qual passou de ser um local de venda especifico, para um ambiente de negócio. No seu início o mercado era feito em centros comerciais onde se facial troca de produtos. Era utilizado o escambo (permuta) a troca de produtos por outros. Com passar dos anos tudo isto foi mudado ao ponto de existe a compra de produtos e serviços no outro lado do mundo. Com o avança da globalização todos os conceitos estão sendo reformulado para se atapetar a esta nova tendência ou melhor a nova realidade.  Utilizamos no mercado a moeda (dinheiro), o cartão (dinheiro de plástico) e ainda as permutas.
Temos alguns fatores que levam o mercado a evoluir, um destes é o tempo. Que muda a forma de pensar da sociedade, construindo uma nova cultura e uma nova forma de consumir. 
Devido a estas mudanças do tempo, podemos dizer que o mercado sofre mudanças a curto, médio e longo prazo. Estas mudanças podem ser:
Econômica, política e social – com a mudança da gestão pública, da econômica e da sociedade podemos ter mudanças significantes no padrão de consumo.

Variações sazonais – devido às mudanças climáticas, o tipo de consumo pode mudar. Exemplo: uso de casacos de frio.

Fatores de Evolução do Mercado em LONGO PRAZO
·         Tempo – mudança do comportamento da população
·         Mudanças de mercadorias ou serviços – aquisição de novos produtos e serviços
·         Evolução tecnológica criando mudança de necessidades e novos hábitos: com a tecnologia vão surgindo novas necessidades, que vem mudar a forma de consumo do mercado atual
·         Grau de concorrência: a concorrência acirrada cobra dos empresários a criação de novos produtos e serviços para se diferenciar das demais empresas
·         Mercados condicionados: devido à exigência do mercado exigente necessidades de agregar novos benefícios nos produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
·         Ambiente político, social, regional, econômico, cultural e tecnológico: é devido as mudanças ocasionadas pela política, economia, cultura, demografia, tecnologia e social gera ações diferenciadas no mercado. Aumento de impostos, matéria prima, mudança no consumo da população gera variações a logo prazo.    
Os fatores evolutivos de mercado é objeto de influência dos agentes econômicos, sociais, cultural e financeiro. Eles fazem com que a empresa fique sempre preparada para as mudanças que possam vim acontecer.

2.5 Classificação dos Mercados

Existem dois tipos de mercado:
  • Mercado formal – mercado onde existe a compra e venda de produtos de forma legalizada. Onde são empresas pagadoras de impostos e contribuintes da economia nacional.
  • Mercado informal – é feita por trabalhadores que não tem vínculo empregatício, sendo assim não são empresas, logo não pagam impostos e não tem grande contribuição para economia nacional. 
  • Quantidade de vendedores/ofertantes
  • Quantidade de demandantes
  • Tipo de produto
  • Acesso à informação

Quando não existe monopólio de produtos ou serviços, qualquer vendedor ou consumidor pode vender ou comprar os produtos oferecidos, existe uma livre comercialização. Não existem barreiras que limitem a comercialização ou a livre entrada de empresas.

  • Monopólio – quando uma empresa manda no mercado de um produto ou serviço, estipulando preços. E considerado como uma concorrência imperfeita
  • Oligopólio – quando um pequeno grupo de empresas controla o mercado. Este grupo não deixa outras empresas entrarem.
  • Monopsônio – quando só um comprador controla o mercado existe esta relação monopolista. Nela existem vários vendedores.
  • Oligopsônio – quando a existência de vários vendedores e um número pequeno de compradores. Existe algo que chamamos de oligopsonistas. Em resumo temos vários vendedores neste tipo de relação.
  • Concorrência monopolística – é quando existe a produção de produtos ou serviços diferentes podendo ser substituídos pela concorrência.
Marketing e o Mercado
Para Kotler (2000) Marketing é “a gestão dos mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valor e satisfazer necessidades e desejos. Ele é um processo através do qual os indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando produtos e valor uns com os outros”.

2.5.4 Mercadoria

Mercadoria segundo Karl Marx
Karl Marx em "O Capital" menciona que existem dois aspectos de mercadoria:
a) Ele define que a mercadoria tem valor de uso, ela é concreta e pode ser consumida. Ela pode ser matéria prima ou matéria acabada. As empresas podem agregar valor a elas colocando mais benéficos na hora da venda.
b) Ela também pode ser usada como moeda de troca. Pode ser usada no escambo, sendo trocada por outras mercadorias. Muitas empresas têm suas mercadorias como uma ferramenta de negociação. Onde elas deixam suas mercadorias como garantia de transações financeiras.

2.6 Concorrentes

São considerados ameaças por muitas empresas. Eles são muitas vezes desleais devido às estratégias realizadas para ganhar a luta da oferta e procura. Porém é devido a eles que as empresas estão em constante processo de evolução a cada dia, de maneira acelerada. Seja melhorando seus produtos ou serviços ou até mesmo qualificando cada vez mais seus colaboradores.
Temos hoje vários tipos de concorrentes os diretos e os indiretos.

2.6.1 Concorrentes Diretos

Os que vendem o mesmo produto ou serviço oferecido pelas empresas. Hoje em dia podemos dizer que o mercado brasileiro está repleto de concorrentes. Seja ele nacional ou internacional. Tudo isto devido à globalização.

2.6.2 Concorrentes Indiretos

São produtos que podem ser substituídos por outros itens ou serviços. Exemplo: feijão por ervilha, refrigerantes por sucos e de mais produtos e serviços.
Estes concorrentes também podem até mudar a necessidade de certos compradores com suas estratégias de promoção.
De acordo com Kotler e Keller (2007) Concorrentes são empresas que atendem às mesmas necessidades dos clientes.

2.6.3 Análise dos concorrentes

As empresas devem além de analisar os seus concorrentes, descobrir suas forças, fraquezas, oportunidade e ameaças. 
Uma das ferramentas utilizadas é a análise SWOT ou a popularmente conhecida no Brasil como FOFA.

Uma ferramenta gerencial de vital importância no mundo corporativo.

2.6.4 Base da dinâmica da Concorrência

A concorrência possibilita varias mudanças nos atributos que são colocados nos produtos ou serviços.
Este diferencial possibilita uma melhor aceitação pelo mercado.
Exemplo: Uma empresa do ramo de Restaurantes faz entrega pelo telefone. Este é um bom diferencial, porem quando ele é aceito pelos clientes os concorrentes acabam oferecendo o mesmo atributo. Isto gera para empresa a necessidade de estar sempre buscando formas de atrair e manter o cliente de forma diferente das outras empresas. Estas particularidades gera um aumento no numero de clientes satisfeitos.

Exercício


1.      O que é mercado?
2.      Como você pode explicar o tipo de mercado existente no Brasil na sua colonização?
3.      Quais são as definições de mercado? Explique.
4.      Qual é a classificação de Mercado?
5.      Quais os fatores de evolução do mercado em longo prazo?
6.      Qual a definição de mercado para Karl Marx?
7.      O que concorrentes?
8.      Quais os tipos de concorrentes que temos em nosso mercado?
9.      A globalização pode prejudicar certos mercados? Explique.
10.  Onde a internet pode interferir na lei de oferta e procura?
11.  Qual é a importância da análise SWOT para as organizações? Explique.

Atividade Prática


Desenvolva em grupo, uma pesquisa sobre o tipo de mercado existente em sua cidade e descreva sua classificação. Depois detalhe os produtos e serviços que mais são vendidos pelas empresas da sua região. No produto escolhido pelo grupo na primeira aula faça sua análise SWOT.






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



- CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR – Biblioteca Jurídica, Edição Atualizada

- Gestão de marketing, 8ª edição revisada e Atualizada – FGV

Miguel Lima, Arão Sapiro, João Baptista Vilhena, Maurício Gangana

- Fundamento de Marketing, 9ª edição – FGV

DAREI BASTA, Fernando Roberto de Andrade Marchesini, José Antônio Ferreira de Oliveira, Luís Carlos Seixas de Sá

- Administração de Marketing, A Bíblia do Marketing

PHILIP KOTLER, Kevin Lane Keller, Edição 12ª 2006



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação