Aula 2 - Mercado e Concorrência
2. MERCADO
E CONCORRÊNCIA
2.1 Definido
o Conceito de Mercado
O conceito de mercado pode ser visto de várias formas, como:
mercado potencial e existente; mercado sob o ponto de vista estratégico e
tático, entre outros.
|
2.2 Mercado
Devido a isto, muitos profissionais se questionam por que nos outros
países o marketing é mais desenvolvido do que no Brasil? Será que temos
barreiras culturais? Será que a nossa cultura não permite que vejamos o
marketing como uma ciência, e não como um meio de venda.
Alguns pesquisadores
responderam esta pergunta, como Rocha e Christense (1990) que fizeram um
retrospecto da evolução histórica da sociedade brasileira, comparando com as
sociedades americana e japonesa, onde o marketing desenvolveu uma das suas
melhores práticas.
Nestas duas sociedades o
marketing se desenvolveu seguindo valores religiosos e práticas culturais.
2.3 Mercado para o Brasil
O mercado brasileiro foi estruturado
para fornecer artigos de primários como: açúcar, pau-brasil, ouro, tabaco, algodão
e café para os países mais desenvolvidos. Como Portugal, França, Espanha, entre
outros.
A Colonização feita em
nosso território foi exploratória sendo assim, não se tinha interesse de
desenvolver o mercado e muito menos o país.
Entende-se como mercado o local onde os agentes econômicos realizam a troca de
bens ou serviços por uma unidade monetária (moeda) ou por outros bens. Os
mercados se equilibram pela lei da oferta e da procura.
Nos conceitos de mercado podemos defini-los como,
mercado geral ou mercado individualizado, onde temos apenas um tipo de produto
para troca.
2.4
Origens do Termo Mercado
Fatores de Evolução dos Mercados
O mercado evoluiu muito nos
últimos séculos, ele sofreu mudanças na qual passou de ser um local de venda
especifico, para um ambiente de negócio. No seu início o mercado era feito em
centros comerciais onde se facial troca de produtos. Era utilizado o escambo
(permuta) a troca de produtos por outros. Com passar dos anos tudo isto foi
mudado ao ponto de existe a compra de produtos e serviços no outro lado do
mundo. Com o avança da globalização todos os conceitos estão sendo reformulado
para se atapetar a esta nova tendência ou melhor a nova realidade. Utilizamos no mercado a moeda (dinheiro), o
cartão (dinheiro de plástico) e ainda as permutas.
Temos alguns fatores que levam o mercado a evoluir, um destes é o tempo.
Que muda a forma de pensar da sociedade, construindo uma nova cultura e uma nova
forma de consumir.
Devido a estas mudanças do tempo, podemos
dizer que o mercado sofre mudanças a curto, médio e longo prazo. Estas mudanças
podem ser:
Econômica, política e social – com a mudança
da gestão pública, da
econômica e da sociedade podemos ter mudanças significantes no padrão de
consumo.
Variações sazonais – devido às mudanças
climáticas, o tipo de consumo pode mudar. Exemplo: uso de casacos de frio.
Fatores de Evolução do Mercado em LONGO PRAZO
·
Tempo – mudança
do comportamento da população
·
Mudanças de mercadorias ou serviços – aquisição de novos produtos e
serviços
·
Evolução tecnológica criando mudança de necessidades
e novos hábitos: com a
tecnologia vão surgindo novas necessidades, que vem mudar a forma de consumo do
mercado atual
·
Grau de concorrência: a concorrência acirrada cobra dos empresários a
criação de novos produtos e serviços para se diferenciar das demais empresas
·
Mercados condicionados: devido à exigência do mercado exigente
necessidades de agregar novos benefícios nos produtos e serviços oferecidos
pelas empresas.
·
Ambiente político, social, regional, econômico, cultural
e tecnológico: é
devido as mudanças ocasionadas
pela política, economia, cultura, demografia, tecnologia e social gera
ações diferenciadas no mercado. Aumento de impostos, matéria prima, mudança no
consumo da população gera variações a logo prazo.
Os fatores evolutivos de mercado é objeto de influência
dos agentes econômicos, sociais, cultural e financeiro. Eles fazem com que a
empresa fique sempre preparada para as mudanças que possam vim acontecer.
2.5 Classificação dos Mercados
Existem dois tipos de mercado:
- Mercado formal – mercado onde existe a
compra e venda de produtos de forma legalizada. Onde são empresas pagadoras
de impostos e contribuintes da economia nacional.
- Mercado informal – é feita por trabalhadores
que não tem vínculo empregatício, sendo assim não são empresas, logo não
pagam impostos e não tem grande contribuição para economia nacional.
- Quantidade
de vendedores/ofertantes
- Quantidade
de demandantes
- Tipo
de produto
- Acesso
à informação
Quando
não existe monopólio de produtos ou serviços, qualquer vendedor ou consumidor
pode vender ou comprar os produtos oferecidos, existe uma livre
comercialização. Não existem barreiras que limitem a comercialização ou a livre
entrada de empresas.
- Monopólio – quando uma empresa manda no
mercado de um produto ou serviço, estipulando preços. E considerado como
uma concorrência imperfeita
- Oligopólio – quando um pequeno grupo de
empresas controla o mercado. Este grupo não deixa outras empresas
entrarem.
- Monopsônio – quando só um comprador controla o
mercado existe esta relação monopolista. Nela existem vários vendedores.
- Oligopsônio – quando a existência de vários vendedores
e um número pequeno de compradores. Existe algo que chamamos de oligopsonistas.
Em resumo temos vários vendedores neste tipo de relação.
- Concorrência monopolística – é quando existe a
produção de produtos ou serviços diferentes podendo ser substituídos pela
concorrência.
Marketing e o Mercado
Para Kotler (2000) Marketing é “a gestão dos
mercados, fazendo emergir trocas e relações com o intuito de criar valor e
satisfazer necessidades e desejos. Ele é um processo através do qual os
indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam criando e trocando
produtos e valor uns com os outros”.
2.5.4 Mercadoria
Mercadoria segundo Karl Marx
Karl Marx em
"O Capital" menciona que existem dois aspectos de mercadoria:
a) Ele define que
a mercadoria tem valor de uso, ela é concreta e pode ser consumida. Ela pode
ser matéria prima ou matéria acabada. As empresas podem agregar valor a elas
colocando mais benéficos na hora da venda.
b) Ela também pode
ser usada como moeda de troca. Pode ser usada no escambo, sendo trocada por
outras mercadorias. Muitas empresas têm suas mercadorias como uma ferramenta de
negociação. Onde elas deixam suas mercadorias como garantia de transações
financeiras.
2.6 Concorrentes
São considerados ameaças por
muitas empresas. Eles são muitas
vezes desleais devido às estratégias realizadas para ganhar a luta da oferta e
procura. Porém é devido a eles que as empresas estão em constante processo de
evolução a cada dia, de maneira acelerada. Seja melhorando seus produtos ou
serviços ou até mesmo qualificando cada vez mais seus colaboradores.
Temos hoje vários tipos de
concorrentes os diretos e os indiretos.
2.6.1 Concorrentes Diretos
Os que vendem o mesmo produto ou serviço oferecido
pelas empresas. Hoje em dia podemos dizer que o mercado brasileiro está repleto
de concorrentes. Seja ele nacional ou internacional. Tudo isto devido à
globalização.
2.6.2 Concorrentes Indiretos
São produtos que podem ser substituídos por outros
itens ou serviços. Exemplo: feijão por ervilha, refrigerantes por sucos e de mais
produtos e serviços.
Estes concorrentes também podem até mudar a
necessidade de certos compradores com suas estratégias de promoção.
De acordo com Kotler e Keller (2007) Concorrentes são
empresas que atendem às mesmas necessidades dos clientes.
2.6.3 Análise dos concorrentes
As empresas devem além de analisar os seus concorrentes,
descobrir suas forças, fraquezas, oportunidade e ameaças.
Uma das ferramentas utilizadas é a análise SWOT ou a
popularmente conhecida no Brasil como FOFA.
Uma ferramenta gerencial de vital importância no mundo corporativo.
2.6.4 Base da dinâmica da Concorrência
A concorrência possibilita varias mudanças nos
atributos que são colocados nos produtos ou serviços.
Este diferencial possibilita uma melhor aceitação pelo
mercado.
Exemplo: Uma empresa do ramo de Restaurantes faz
entrega pelo telefone. Este é um bom diferencial, porem quando ele é aceito
pelos clientes os concorrentes acabam oferecendo o mesmo atributo. Isto gera
para empresa a necessidade de estar sempre buscando formas de atrair e manter o
cliente de forma diferente das outras empresas. Estas particularidades gera um
aumento no numero de clientes satisfeitos.
Exercício
1.
O que é mercado?
2.
Como você pode explicar o tipo de mercado
existente no Brasil na sua colonização?
3.
Quais são as definições de mercado?
Explique.
4.
Qual é a classificação de Mercado?
5.
Quais os fatores de evolução do mercado em
longo prazo?
6.
Qual a definição de mercado para Karl
Marx?
7.
O que concorrentes?
8.
Quais os tipos de concorrentes que temos
em nosso mercado?
9.
A globalização pode prejudicar certos
mercados? Explique.
10. Onde
a internet pode interferir na lei de oferta e procura?
11. Qual
é a importância da análise SWOT
para as organizações? Explique.
Atividade Prática
Desenvolva em grupo, uma pesquisa sobre o tipo de mercado existente em
sua cidade e descreva sua classificação. Depois detalhe os produtos e serviços
que mais são vendidos pelas empresas da sua região. No produto escolhido pelo
grupo na primeira aula faça sua análise SWOT.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
- CÓDIGO DE DEFESA DO
CONSUMIDOR – Biblioteca Jurídica, Edição Atualizada
- Gestão de marketing, 8ª edição revisada e Atualizada – FGV
Miguel Lima, Arão Sapiro, João Baptista Vilhena, Maurício Gangana
- Fundamento de Marketing, 9ª edição – FGV
DAREI BASTA, Fernando Roberto de Andrade Marchesini, José Antônio Ferreira de Oliveira, Luís Carlos Seixas de Sá
- Administração de Marketing, A Bíblia do Marketing
PHILIP KOTLER, Kevin Lane Keller, Edição 12ª 2006
- Gestão de marketing, 8ª edição revisada e Atualizada – FGV
Miguel Lima, Arão Sapiro, João Baptista Vilhena, Maurício Gangana
- Fundamento de Marketing, 9ª edição – FGV
DAREI BASTA, Fernando Roberto de Andrade Marchesini, José Antônio Ferreira de Oliveira, Luís Carlos Seixas de Sá
- Administração de Marketing, A Bíblia do Marketing
PHILIP KOTLER, Kevin Lane Keller, Edição 12ª 2006
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