Av1 - Teorias da História - 100%

 1)

A Idade Média é um período histórico importante de se estudar que chega a ser uma tarefa muito difícil tentar entender a história do Brasil, principalmente após 1500, desvinculada da história da Europa do final deste período. E é justamente neste momento que podemos perceber uma significativa transformação que mudaria para sempre a relação social entre as pessoas: a transição do feudalismo para o sistema capitalista.

 Assinale a alternativa a seguir que explica esta modificação:  


Alternativas:

  • a)

    Transformação das relações comerciais: o feudalismo dá lugar a um sistema onde as trocas de mercadorias passa a existir.

  • b)

    Se na Idade Média pode-se perceber as relações se darem no âmbito urbano, após este período as sociedades passam a se relacionar no mundo rural.

  • c)

    Durante a Idade Média era comum as sociedades serem reguladas pelo sistema de classes sociais, situação que chega ao fim com a ascensão do sistema capitalista.

  • d)

    Mudança de um sistema baseado na geração de produtos de subsistência para um regime baseado na produção de bens e serviços.

    Alternativa assinalada
  • e)

    Na Idade Média as transações comerciais se davam exclusivamente pelo sistema de vendas de mercadorias, substituído pelo sistema conhecido como escambo.

2)

Os historiadores romanos Tito Lívio e Públio Cornélio Tácito, que vivenciaram o momento da história romana em que o Império enfim se torna o modelo governamental predominante, ficaram marcados pelo modo particular pelo qual optaram por analisar os eventos históricos da cidade de Roma.

Se Tito Lívio escolheu por uma narrativa baseada no gênero literário conhecido como annales, Tácito optou por concentrar sua narrativa:


Alternativas:

  • a)

    nos escritos baseados na mitologia greco-romana, pressuposto utilizado por praticamente todos os historiadores de seu tempo.

  • b)

    na descrição da atuação tirânica de imperadores, assim como da resignação da população frente a esta situação.

    Alternativa assinalada
  • c)

    nos relatos obtidos de generais romanos que se especializaram em conquistar grandes extensões de terras para o Império de Roma.

  • d)

    nos exemplos deixados por historiadores gregos que entendiam a importância dos relatos mitológicos para o desenvolvimento da sociedade romana.

  • e)

    baseando-se nas fontes materiais encontradas por toda a cidade de Roma, material que considerava suficiente para se conhecer o passado romano.

3)

"Um comerciante está acostumado a empregar o seu dinheiro principalmente em projetos lucrativos, ao passo que um simples cavalheiro rural costuma empregar o seu em despesas. Um frequentemente vê seu dinheiro afastar-se e voltar às suas mãos como lucro; o outro, quando se separa do dinheiro, raramente espera vê-lo de novo. Esses hábitos diferentes afetam naturalmente os seus temperamentos e disposições em toda espécie de atividade. O comerciante é, em geral, um empreendedor audacioso; o cavalheiro rural, um tímido em seus empreendimentos [...]" (SMITH,1988, p. 121).

Adam Smith, em seu livro Riqueza das nações, apresenta uma espécie de “fórmula” para as nações interessadas em enriquecer utilizando-se de uma lógica até então inédita ao mundo europeu ocidental. É a substituição de um modelo pautado em relações ligadas ao universo feudal para:


Alternativas:

  • a)

    um modelo econômico que valoriza aquilo que pode ser feito com o excedente de produção no intuito de gerar sempre um aumento na lucratividade.

    Alternativa assinalada
  • b)

    relações baseadas na comercialização entre as nações europeias sem a utilização de moedas, mas através da aquisição de ações por parte dos pequenos burgueses.

  • c)

    o sistema baseado na escravidão dos seres humanos, situação que gerou um acúmulo significativo de riquezas por parte da burguesia em ascensão.

  • d)

    um modelo comercial alicerçado nas práticas ligadas exclusivamente ao colonialismo e a escravidão dos povos ameríndios.

  • e)

    uma forma de enriquecimento baseado no acúmulo de metais preciosos advindos das práticas comerciais que passam a acontecer com o advento da Revolução Industrial.

4)

O intelectual alemão também se pode vangloriar do que a ciência trouxe de benefício do povo (...) o desempenho individual de cada um de nós, em comparação com o todo, é de tal forma ínfimo que aparece como um soldado no campo da batalha em que combateu (...) Muito antes de as armas alemãs ganharem nos campos de batalha, a pesquisa alemã, em seus campos, conquistou o conhecimento e forçou nossos vizinhos a aprender nossa língua. (MOMMSEN, Apud MARTINS, 2010, p.114-5)

A citação acima nos mostra o quão forte era o orgulho alemão em relação ao desenvolvimento das pesquisas científicas em seu país. Dentre essas ciências, com certeza a História era, graças a Escola Metódica, uma das mais destacadas. Com base nestas informações e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa que contempla corretamente os principais pressupostos dos historiadores seguidores de Leopold Von Ranke.


Alternativas:

  • a)

    A escola metódica abrangia grandemente o campo das fontes, permitindo o uso de vários tipos de documentos

  • b)

    Os historiadores Metódicos buscavam uma abordagem mais interdisciplinar, admitindo o diálogo com outros campos do conhecimento, como a antropologia e a geografia.

  • c)

    A busca dos historiadores metódicos pela verdade e a importância que eles davam aos documentos oficiais, não admitindo outro tipo de fonte, são dois de seus pressupostos mais importantes.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Na verdade, os pressupostos dos seguidores da escola metódica e dos historiadores dos Annales são praticamente os mesmos: análise de múltiplas fontes históricas sempre em busca da verdade.

  • e)

    Os historiadores metódicos eram completamente desprendidos da ideia de que a história deve ser escrita apenas por documentos escritos e que não se deve utilizar fontes não oficiais.

5)

Leopold Von Ranke é conhecido com o pai da História científica. Seu rigor na escolha e análise das fontes deram ao historiador um caráter profissional e seu método, embora não seja mais usado pelos historiadores, é notadamente reconhecido pela sua organização meticulosa.

Sobre o trabalho com as fontes proposto por Ranke, assinale a alternativa correta:

 


Alternativas:

  • a)

    Para que o trabalho do historiador seja o menos subjetivo possível, Ranke recomenda que somente as fontes escritas, de caráter oficial ou não, sejam analisadas e interpretadas pelo historiador.

  • b)

    Para Ranke, somente os documentos escritos e oficiais servem como fonte da História, que sempre busca a verdade dos fatos históricos e que quer deixar a fonte falar por si só.

    Alternativa assinalada
  • c)

    Ranke não fazia nenhuma restrição à fontes no seu método. Para ele, o que importava era a análise meticulosa da fonte, seja ela escrita, imagética ou mesmo não oficial.

  • d)

    É no período rankeano que os novos objetivos e as novas abordagens surgem, ampliando consideravelmente a atuação do historiador.

  • e)

    Segundo Ranke, a verdade na história é sempre subjetiva, portanto, não importa quais os tipos de fonte que iremos analisar, mas o método que usaremos nesta empresa.

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