Av2 - História Moderna II - 100%

 1)

As relações de trabalho capitalistas, o controle do tempo no capitalismo e o cotidiano das fábricas estão interligados e contribuem para a exploração dos trabalhadores. Durante a transição do feudalismo para o capitalismo, o trabalho passou a ser visto como uma mercadoria a ser vendida e comprada. A padronização do tempo de trabalho e a criação de uma rotina rígida e repetitiva nas fábricas tiveram um impacto significativo na produtividade. No entanto, as fábricas também são frequentemente caracterizadas por condições de trabalho precárias e insalubres.

 Com base no texto fornecido, avalie as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(   )  A transição do feudalismo para o capitalismo não trouxe mudanças significativas na forma como o trabalho era visto e realizado.

 

(   )  A característica de trabalho no capitalismo industrial está associada à repetição de movimentos e controle do tempo.

(   ) A padronização do tempo de trabalho e a criação de uma rotina rígida e repetitiva nas fábricas não têm impacto na produtividade.

(   ) A precarização das condições de trabalho nas fábricas é resultado da busca por maximização da produtividade e redução de custos.


Alternativas:

  • a)

    V - F - V - F

  • b)

    F - V - F - V

    Alternativa assinalada
  • c)

    F - F - V - F

  • d)

    V - F - V - V

  • e)

    V - V - F - F

2)

A ética protestante, estabelecida por Max Weber (2001) é uma ideia que se desenvolveu a partir do Calvinismo, e que enfatizava a importância do trabalho e da acumulação de riqueza como um sinal da eleição divina. Segundo Weber, essa ética influenciou o desenvolvimento do capitalismo e a forma como as sociedades ocidentais enxergam o sucesso e o fracasso individual.

O anarquismo, proposto por Bakunin (2003), é uma ideologia política que defende a abolição do Estado e a organização da sociedade por meio de formas de autogestão e cooperação mútua. Para Bakunin, a liberdade é o valor mais importante, e essa liberdade só pode ser alcançada com a destruição das estruturas opressoras do Estado e do capitalismo. Bakunin (2003) defende que a igualdade econômica e social é a base da verdadeira liberdade e do desenvolvimento humano. Dessa forma, o Anarquismo se opõe frontalmente aos valores capitalistas da acumulação de riqueza e do poder centralizado nas mãos do Estado.

O Anarquismo, por sua vez, é uma corrente que rejeita a ideia de Estado e de autoridade. Bakunin (2003), autor anarquista do século XIX,  defende a auto-organização e a liberdade individual e coletiva, acreditando que a emancipação da humanidade só pode ser alcançada através da abolição do Estado e da propriedade privada.

Por outro lado, o socialismo, como proposto por Marx (2013) e Lukács (2003), busca superar o capitalismo por meio da luta de classes e da transformação radical das relações de produção. Para Marx, a exploração do trabalho é a base do capitalismo, e a luta dos trabalhadores por seus direitos é o caminho para a superação dessa exploração.

Considerando o texto fornecido sobre os conceitos de ética protestante, anarquismo e socialismo, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A ética protestante, segundo Weber, foi um fator determinante para o desenvolvimento do capitalismo, uma vez que os protestantes buscavam sinais de salvação em suas atividades terrenas, estimulando uma ética de trabalho e empreendedorismo favorável ao crescimento econômico. 

II. O anarquismo defende a abolição do Estado e a criação de uma sociedade baseada na cooperação voluntária entre os indivíduos, criticando o caráter opressivo e coercitivo do Estado e buscando a liberdade individual através de uma sociedade sem hierarquias. 

III. O socialismo científico, proposto por Marx e Engels, sustenta que a luta de classes entre burguesia e proletariado é o motor da história e que a revolução socialista é inevitável para a construção de uma sociedade igualitária, com base na propriedade coletiva dos meios de produção. 

IV. A Quarta Revolução Industrial, marcada pela automação e transformação tecnológica, desafia a noção de ética protestante, uma vez que o sucesso financeiro já não é necessariamente vinculado à salvação ou à ética de trabalho individual. 

V. Tanto o anarquismo quanto o socialismo oferecem reflexões relevantes sobre questões sociais e econômicas contemporâneas, como desigualdade, concentração de poder e justiça social, apresentando alternativas de organização e resistência.


Alternativas:

  • a)

    I, II e IV, apenas.

  • b)

    II e IV, apenas.

  • c)

    III e V, apenas

  • d)

    I, II, III e V, apenas.

    Alternativa assinalada
  • e)

    I, II, IV e V, apenas.

3)

Seu caráter universal foi mais marcado que o de qualquer outra revolução democrática contemporânea. Na sua fase mais aguda, o período dito jacobino, foi definida como “o tempo da ideologia e da utopia”, inspirado numa radicalização do “Espírito das Luzes”, ou Iluminismo, puxado violentamente para a esquerda, uma radicalização plenamente confiante na razão e oposta às crenças, tradições e experiências do passado, todas elas rejeitadas em bloco.

Sobre o período de liderança Jacobina na Revolução Francesa, é correto afirmar:


Alternativas:

  • a)

    Suas principais medidas buscavam garantir a elaboração e divulgação da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.

  • b)

    As medidas democratizantes do governo liderado pelos Jacobinos resultaram numa relativa estabilidade e paz social na França.

  • c)

    Envolveu a firme perseguição dos declarados inimigos políticos da Revolução, sobretudo os chamados sans-culottes e os defensores da Lei do Máximo.

  • d)

    Angariou apoio e simpatia de países vizinhos da França, desgostosos até então dos rumos tomados pela Revolução.

  • e)

    Aboliu o voto censitário e elaborou uma nova Carta para o país, com o objetivo de democratizar os direitos e o Estado francês.

    Alternativa assinalada
4)

Para Robespierre, o caráter de excepcionalidade e as medidas extraordinárias não deviam tirar a legitimidade do governo porque ele estava ancorado na vontade do povo e ela trazia, por si só, a soberania que estes precisavam (...). A representação aparece como aliança que não deveria fazer concessões aos inimigos, já que quem delegou o poder ao governo “impôs o dever de empregar ao mesmo tempo toda a coragem e toda a política necessária para esmagá-los, e, sobretudo de manter entre vós a união que necessitais para cumprir vossos grandes destinos” (...). Em última instância, vai afirmar Robespierre (...), o Terror se apoiava “na mais santa de todas as leis, a salvação do povo; no mais incontestável de todos os títulos – a necessidade”.

A partir da leitura do texto, indique a alternativa que, respectivamente, sintetiza o que foi o Terror e expressa corretamente um dos argumentos mobilizados por seus executores para legitimá-lo.


Alternativas:

  • a)

    Foi um período de violência estatal dos Jacobinos contra os Girondinos, justificado pela necessidade de sustentar o governo revolucionário francês diante da ameaça dos sans-culottes.

  • b)

    Período de excepcional violência do Estado contra indivíduos considerados contrarrevolucionários, circunstância justificada pelo apoio popular à Revolução Francesa.

    Alternativa assinalada
  • c)

    Contexto marcado por execuções sumárias dos chamados inimigos da revolução, atitude legitimada pela guerra em curso contra países estrangeiros e independente das necessidades do povo francês.

  • d)

    Momento de reação e violência estatal protagonizada pelos Girondinos contra os Jacobinos, atitude tomada com a justificativa de pacificação e estabilização da França.

  • e)

    Série de julgamentos e execuções sumárias contra os Jacobinos, principais opositores da Lei do Máximo. Entre as justificativas, destaca-se o forte apoio popular ao processo revolucionário.

5)

"O uso da oralidade nos podcasts permite o uso de diferentes estímulos durante o ensino de um determinado conteúdo. O uso do áudio, as explicações e o uso dos efeitos sonoros permitem que uma educação mais oral ocorra, contribuindo tanto para a utilização de novos métodos de aprendizagem como também de uma educação que se torna mais próxima do aluno."

Sobre o uso de podcasts no ensino de Revolução Francesa, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):

I – A oralidade do recurso de podcast pode ser considerado um aspecto favorável na aprendizagem de temas históricos.

II – O uso de podcasts e recursos digitais em sala de aula está de acordo com as competências gerais estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

III – A produção de um podcast sobre Revolução Francesa exigiria dos estudantes uma capacidade de sintetização, revisão e organização dos conhecimentos estudados.


Alternativas:

  • a)

    V, F, V.

  • b)

    V, V, V.

    Alternativa assinalada
  • c)

    F, V, V.

  • d)

    F, V, F.

  • e)

    V, V, F.

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