Av1 - História Moderna II - 100%
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Para responder essa questão, leia o trecho a seguir, sobre a razão iluminista, de Andrade (2017, p. 293):
"Nessa compreensão, a razão é apresentada como uma disposição reflexiva que possui uma dupla pretensão: por um lado, ser impessoal e, por outro, ser objetiva. Ela é impessoal porque não estaria subordinada às condições históricas (no máximo ela seria a própria expressão da história) em que o indivíduo se encontra quando fala em nome da razão. Ela seria objetiva porque poderia prescindir do consentimento intersubjetivo dos concernidos pelo discurso na medida em que outorga para si o poder de decidir sobre a legitimidade e validade da autoimagem produzida por todos os povos."
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na Coluna A com suas respectivas definições, apresentados na Coluna B.
COLUNA A | COLUNA B |
I. razão iluminista | 1. Perspectiva de acesso ao conhecimento desenvolvido por René Descartes. |
II. empirismo | 2. Desenvolvida a partir do renascimento como forma de explicar a relação homem, natureza e sociedade. |
III. ciência moderna | 3. Baseado na busca de evidências. |
IV. racionalismo | 4. Separação ciência e cristianismo, que implicou uma nova forma de pensar o conhecimento. |
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Alternativas:
- a)
I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1
Alternativa assinalada - b)
I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3
- c)
I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3
- d)
I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.
- e)
I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.
A imagem é um documento, não um objeto de decoração". Com essa frase, o historiador Peter Burke destaca a importância do uso de imagens como fontes de informação para o ensino de história. Segundo Burke, as imagens podem oferecer pistas e informações valiosas sobre as sociedades que as produziram, desde aspectos culturais e estéticos até questões políticas e econômicas. Além disso, as imagens podem ajudar a aproximar os alunos do objeto de estudo, tornando a aprendizagem mais dinâmica e interessante. O desafio, no entanto, é garantir que o uso de imagens seja feito de forma crítica e reflexiva, evitando a mera reprodução de estereótipos e preconceitos.
Com base em seus conhecimentos, escolha a alternativa que melhor sintetiza o uso de documentos históricos iconográficos pode auxiliar o(a) professor(a) na abordagem dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo em sala de aula:
Alternativas:
- a)
A utilização de documentos históricos iconográficos é desnecessária para a compreensão dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo, que podem ser explicados de forma mais simples e direta aos alunos.
- b)
Os documentos históricos iconográficos devem ser utilizados somente no ensino de artes, devido à sua incompatibilidade com o ensino de história e os estudos dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo.
- c)
O uso desses documentos permite ao professor abordar as diferentes estratégias utilizadas pelos artistas para representar o poder e a riqueza dos monarcas e como essas estratégias refletem os valores do Absolutismo e do Mercantilismo.
Alternativa assinalada - d)
Os documentos iconográficos são úteis para a compreensão dos valores estéticos e culturais da época, mas não para a compreensão dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo.
- e)
O uso desses documentos é importante apenas para a compreensão da história da arte e não tem relevância para o estudo dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo.
Para responder essa questão, leia o trecho a seguir, de Bachur (2006, p.168)
"A articulação conceitual específica entre liberalismo, individualismo e filosofia da história só é plenamente compreensível se situada no projeto de emancipação humana conduzido pelo Iluminismo do século XVIII - os três conceitos somente são plenamente compreensíveis em suas relações recíprocas."
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Na perspectiva iluminista, a filosofia da história é aquela feita pelos indivíduos, não pelos desígnios do deus cristão.
II. O liberalismo iluminista é aquele de origem anarquista, no qual todas as pessoas são livres para fazerem o que desejarem, sem amarras legais.
III. O projeto de emancipação humana do iluminismo tem como base o pensamento dos socialistas utópicos e pensa a emancipação humana como o fim da propriedade privada.
IV. Na perspectiva do individualismo iluminista, tratava-se de romper com a perspectiva capitalista da competição econômica e criar o individualismo emancipatório.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Alternativas:
- a)
I, apenas.
Alternativa assinalada - b)
II e IV, apenas.
- c)
I, II e III, apenas.
- d)
I, II e IV, apenas.
- e)
I, II, III e IV.
De acordo com a historiadora Ligia Osório Silva, os teóricos do absolutismo monárquico "procuraram justificar o poder ilimitado dos reis por meio de argumentos políticos, teológicos e filosóficos, em uma época em que as sociedades europeias vivenciavam mudanças significativas na estruturação do poder político"
Com base em seus conhecimentos sobre os teóricos do absolutismo monárquico, avalie as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) Nicolau Maquiavel defende que um governante forte e centralizado é necessário para manter a ordem e a estabilidade em uma sociedade, ainda que em algumas situações seja necessário tomar ações que contrariam as noções de moralidade ou a justiça.
( ) Thomas Hobbes defende que um monarca absoluto é a melhor forma de garantir a ordem e a estabilidade social, e a obediência do povo ao governante é a base do contrato social.
( ) Jacques Bossuet defende que o poder do rei é concedido por Deus e, portanto, é sagrado e inviolável.
( ) Nicolau Maquiavel é considerado um dos principais defensores do contrato social.
( ) Jacques Bossuet defende que o rei deve trabalhar em benefício de interesses pessoais ou familiares.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
- a)
V - V - V - F - F
Alternativa assinalada - b)
F - V - F - V - F
- c)
V - V - V - V - V
- d)
F - F - F - F - V
- e)
F - V - F - F - F
Visto que o desenvolvimento tecnológico está cada dia mais célere, é necessário e urgente que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem que é a internet e a rede de conhecimentos que advém dela. O professor não pode e não deve ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Ele é desafiado cotidianamente a redirecionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.
Com base em seus conhecimentos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
( ) A criação de um blog colaborativo pode ser uma importante ferramenta pedagógica na medida em que estimula a colaboração, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades de escrita, sistematização de ideias e comunicação interna dos estudantes.
( ) O uso de recursos digitais não pode ser considerado um aliado ao ensino de história pois não é compatível com a reflexão crítica sobre o conteúdo abordado, além de estimular os estudantes a passarem muito tempo diante das telas.
( ) A proposta de criação de um blog coletivo possibilita a avaliação da capacidade coletiva de colaboração, a organização interna e o envolvimento interpessoal, competências fundamentais em nossa sociedade contemporânea.
( ) Diversos assuntos relativos à Revolução Inglesa podem ser explorados nessa atividade, de modo que o blog colaborativo pode contemplar, em diferentes postagens, temas como a Revolução Puritana, o novo Exército Modelo, a Petição de Direitos, dentre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
- a)
V - F - V - V
Alternativa assinalada - b)
V - V - F - V
- c)
F - F - F - V
- d)
V - F - V - F
- e)
V - V - V - V
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