Av1 - História Moderna II - 100%

 1)

Para responder essa questão, leia o trecho a seguir, sobre a razão iluminista, de Andrade (2017, p. 293):

 

"Nessa compreensão, a razão é apresentada como uma disposição reflexiva que possui uma dupla pretensão: por um lado, ser impessoal e, por outro, ser objetiva. Ela é impessoal porque não estaria subordinada às condições históricas (no máximo ela seria a própria expressão da história) em que o indivíduo se encontra quando fala em nome da razão. Ela seria objetiva porque poderia prescindir do consentimento intersubjetivo dos concernidos pelo discurso na medida em que outorga para si o poder de decidir sobre a legitimidade e validade da autoimagem produzida por todos os povos."

 

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na Coluna A com suas respectivas definições, apresentados na Coluna B.

 

COLUNA ACOLUNA B
I. razão iluminista1. Perspectiva de acesso ao conhecimento desenvolvido por René Descartes.
II. empirismo2. Desenvolvida a partir do renascimento como forma de explicar a relação homem, natureza e sociedade.
III.  ciência moderna3. Baseado na busca de evidências.
IV. racionalismo4. Separação ciência e cristianismo, que implicou uma nova forma de pensar o conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.


Alternativas:

  • a)

    I - 4; II - 3; III - 2; IV - 1

    Alternativa assinalada
  • b)

    I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3

  • c)

    I - 4; II - 1; III - 2; IV - 3

  • d)

    I - 3; II - 4; III - 1; IV - 2.

  • e)

    I - 1; II - 3; III - 2; IV - 4.

2)

A imagem é um documento, não um objeto de decoração". Com essa frase, o historiador Peter Burke destaca a importância do uso de imagens como fontes de informação para o ensino de história. Segundo Burke, as imagens podem oferecer pistas e informações valiosas sobre as sociedades que as produziram, desde aspectos culturais e estéticos até questões políticas e econômicas. Além disso, as imagens podem ajudar a aproximar os alunos do objeto de estudo, tornando a aprendizagem mais dinâmica e interessante. O desafio, no entanto, é garantir que o uso de imagens seja feito de forma crítica e reflexiva, evitando a mera reprodução de estereótipos e preconceitos.

Com base em seus conhecimentos, escolha a alternativa que melhor sintetiza o uso de documentos históricos iconográficos pode auxiliar o(a) professor(a) na abordagem dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo em sala de aula:


Alternativas:

  • a)

    A utilização de documentos históricos iconográficos é desnecessária para a compreensão dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo, que podem ser explicados de forma mais simples e direta aos alunos.

  • b)

    Os documentos históricos iconográficos devem ser utilizados somente no ensino de artes, devido à sua incompatibilidade com o ensino de história e os estudos dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo.

  • c)

    O uso desses documentos permite ao professor abordar as diferentes estratégias utilizadas pelos artistas para representar o poder e a riqueza dos monarcas e como essas estratégias refletem os valores do Absolutismo e do Mercantilismo.

    Alternativa assinalada
  • d)

    Os documentos iconográficos são úteis para a compreensão dos valores estéticos e culturais da época, mas não para a compreensão dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo.

  • e)

    O uso desses documentos é importante apenas para a compreensão da história da arte e não tem relevância para o estudo dos conceitos de Absolutismo e Mercantilismo.

3)

Para responder essa questão, leia o trecho a seguir, de Bachur (2006, p.168)

 

"A articulação conceitual específica entre liberalismo, individualismo e filosofia da história só é plenamente compreensível se situada no projeto de emancipação humana conduzido pelo Iluminismo do século XVIII -  os três conceitos somente são plenamente compreensíveis em suas relações recíprocas."

 

Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

 

I.  Na perspectiva iluminista, a filosofia da história  é aquela feita pelos indivíduos, não pelos desígnios do deus cristão.

II. O liberalismo iluminista é aquele de origem anarquista, no qual todas as pessoas são livres para fazerem o que desejarem, sem amarras legais.

III. O projeto de emancipação humana do iluminismo tem como base o pensamento dos socialistas utópicos e pensa a emancipação humana como o fim da propriedade privada.

IV. Na perspectiva do individualismo iluminista, tratava-se de romper com a perspectiva capitalista da competição econômica e criar o individualismo emancipatório.

Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    I, apenas.

    Alternativa assinalada
  • b)

    II e IV, apenas.

  • c)

    I, II e III, apenas.

  • d)

    I, II e IV, apenas.

  • e)

    I, II, III e IV.

4)

De acordo com a historiadora Ligia Osório Silva, os teóricos do absolutismo monárquico "procuraram justificar o poder ilimitado dos reis por meio de argumentos políticos, teológicos e filosóficos, em uma época em que as sociedades europeias vivenciavam mudanças significativas na estruturação do poder político"

Com base em seus conhecimentos sobre os teóricos do absolutismo monárquico, avalie as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):

 

(  ) Nicolau Maquiavel defende que um governante forte e centralizado é necessário para manter a ordem e a estabilidade em uma sociedade, ainda que em algumas situações seja necessário tomar ações que contrariam as noções de moralidade ou a justiça.

 

(  ) Thomas Hobbes defende que um monarca absoluto é a melhor forma de garantir a ordem e a estabilidade social, e a obediência do povo ao governante é a base do contrato social.

 

(  ) Jacques Bossuet defende que o poder do rei é concedido por Deus e, portanto, é sagrado e inviolável.

 

(  )  Nicolau Maquiavel é considerado um dos principais defensores do contrato social.

 

(  ) Jacques Bossuet defende que o rei deve trabalhar em benefício de interesses pessoais ou familiares.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


Alternativas:

  • a)

    V - V - V - F - F

    Alternativa assinalada
  • b)

    F - V - F - V - F

  • c)

    V - V - V - V - V

  • d)

    F - F - F - F - V

  • e)

    F - V - F - F - F

5)

Visto que o desenvolvimento tecnológico está cada dia mais célere, é necessário e urgente que os professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem que é a internet e a rede de conhecimentos que advém dela. O professor não pode e não deve ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam. Ele é desafiado cotidianamente a redirecionar suas aulas, aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor.

Com base em seus conhecimentos, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:

 

( ) A criação de um blog colaborativo pode ser uma importante ferramenta pedagógica na medida em que estimula a colaboração, a criatividade e o desenvolvimento das habilidades de escrita, sistematização de ideias e comunicação interna dos estudantes.

( ) O uso de recursos digitais não pode ser considerado um aliado ao ensino de história pois não é compatível com a reflexão crítica sobre o conteúdo abordado, além de estimular os estudantes a passarem muito tempo diante das telas.

( ) A proposta de criação de um blog coletivo possibilita a avaliação da capacidade coletiva de colaboração, a organização interna e o envolvimento interpessoal, competências fundamentais em nossa sociedade contemporânea.

( ) Diversos assuntos relativos à Revolução Inglesa podem ser explorados nessa atividade, de modo que o blog colaborativo pode contemplar, em diferentes postagens, temas como a Revolução Puritana, o novo Exército Modelo, a Petição de Direitos, dentre outros.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.


Alternativas:

  • a)

    V - F - V - V

    Alternativa assinalada
  • b)

    V - V - F - V

  • c)

    F - F - F - V

  • d)

    V - F - V - F

  • e)

    V - V - V - V

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação