Aap1 - Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas

 Corrigido pelo AVA

1) Texto base

Segundo Santos (2012), a estrutura que transcende os indivíduos e as coletividades, que se caracteriza por sua impessoalidade e por arbitrar as regras e normas (convertidas, muitas vezes, em leis) estruturadoras da sociedade, refere-se à noção de:


Alternativas:

  • a)

    Estado.

    Alternativa assinalada
  • b)

    Eleição.

  • c)

    Governo.

  • d)

    Partido político.

  • e)

    Política.

2)Texto base

Sobre a noção de Estado, considere as afirmativas abaixo.

I. É uma estrutura que depende da existência dos indivíduos e das coletividades.

II. Trata-se de uma estrutura que possui tempo determinado.

III. Essa estrutura pode ser considerada uma espécie de “elo” entre a legislação, os indivíduos de cada sociedade.

IV. Refere-se a uma estrutura que transcende os indivíduos e as coletividades.

Está correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    III e IV.

    Alternativa assinalada
  • b)

    I e II.

  • c)

    I e III.

  • d)

    II e III.

  • e)

    II e IV.

3)Texto base

No que diz respeito à noção de Governo, está correto o que se afirma em:


Alternativas:

  • a)

    O Governo é composto por indivíduos ou grupos que, por um determinado período de tempo, assumem o controle do Estado.

    Alternativa assinalada
  • b)

    É a estrutura responsável por realizar a mediação entre as leis e os sujeitos de uma sociedade.

  • c)

    A noção de Governo não está relacionada à noção de Estado.

  • d)

    A noção de Governo não pode ser relacionada a um indivíduo ou grupo específico.

  • e)

    O termo Governo não está diretamente relacionado a um determinado período de tempo, de modo que podemos dizer que ele é atemporal.

4)Texto base

Segundo Santos (2012), a noção de poder pode ser entendida como:


Alternativas:

  • a)

    Capacidade ou propriedade de obrigar alguém a fazer alguma coisa.

    Alternativa assinalada
  • b)

    A dimensão financeira de uma política educacional.

  • c)

    O elemento mediador entre as leis e os indivíduos (ou grupos).

  • d)

    O texto e o contexto de uma política educacional.

  • e)

    Tudo aquilo que pertence de modo exclusivo a um indivíduo ou grupo.

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