Aap2 - Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas

 1) Texto base:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) se configura como uma política pública que possui o objetivo de:


Alternativas:

  • a)

    definir as relações, os acordos e os conflitos que podem ocorrer no âmbito da educação brasileira.

    Alternativa assinalada
  • b)

    criar consensos na sociedade, concedendo acesso a bens, direitos ou poder.

  • c)

    definir conteúdos mínimos a ser ministrados no Ensino Fundamental em nosso país.

  • d)

    definir os fundos de investimentos destinados à educação no Brasil.

  • e)

    sistematizar avaliações a ser aplicadas nas diferentes modalidades de ensino.

2)Texto base:

QUESTÃO ANULADA!

Selecione uma das alternativas para que a nota dessa questão seja registrada. 

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96) prevê como atribuições dos docentes:

 

I. Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
II. Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e as comunidades.
III. Estabelecer a quantidade de dias letivos e horas-aula.
IV. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
V. Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

 

Está correto o contido em:

 

Resposta correta:  I, II e IV.


Alternativas:

  • a)

    I, III e V.

  • b)

    I, II e III.

  • c)

    I, II e IV.

    Alternativa assinalada
  • d)

    I, III e IV.

  • e)

    I, IV e V.

3)Texto base:

(Fundunesp - Processo Seletivo para Orientador de Disciplina / 2012) Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n.º 9.394/96), o artigo 26 A estabelece o estudo obrigatório da história e da cultura afrobrasileira e indígena para os estabelecimentos de:


Alternativas:

  • a)

    ensino fundamental e médio.

    Alternativa assinalada
  • b)

    educação infantil e ensino fundamental.

  • c)

    educação infantil, ensino fundamental e médio.

  • d)

    ensino fundamental, médio e superior.

  • e)

    ensino médio e superior.

4)Texto base:

(Prefeitura de Sorocaba/SP – Concurso Público para ViceDiretor/2012).

 

Lauro está respondendo pela Direção de uma escola de ensino fundamental. Tomou conhecimento de que há vários alunos do curso noturno que estão com muitas faltas. Preocupado com a situação, resolveu aproveitar a reunião de pais e mestres, programada para aquela semana, e esclarecer aos participantes, assim como aos alunos maiores de idade, que, de acordo com o art. 24, inciso VI, da Lei nº 9.394/96, para aprovação do aluno é exigida frequência mínima de:


Alternativas:

  • a)

    75% do total de horas letivas.

  • b)

    70% do total de dias letivos.

    Alternativa assinalada
  • c)

    70% do total de horas letivas

  • d)

    75% do total de aulas previstas.

  • e)

    75% do total de dias letivos.

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