Adg2 - Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas

 1)

Morsiani e Orsoni (1997) sintetizam o que se deve buscar obter com a formação prévia e em serviço dos professores. Segundo elas, os professores de creche devem: saber, saber ser, saber interagir e saber fazer.
 
Diante do contexto apresentado, associe os conceitos apresentados na coluna I, com as definições presentes na coluna II.
 
Coluna I
I.Saber.
II.Saber ser.
III.Saber interagir.
IV.Saber fazer.
 
Coluna II
A.Para atingir essa meta é necessário que exista uma estrutura de apoio na instituição, que dê condições aos professores para lidar com o estresse, prevendo momentos de descanso e rodízio de funções.
B.Para desempenhar bem seu trabalho cotidiano, os professores precisam aprender a refletir sobre sua prática, construindo um projeto educativo próprio, utilizando a documentação, a avaliação, a pesquisa e a observação.
C.O que se refere aos conteúdos da formação de base e à importância da cultura, permitindo o confronto do conhecimento teórico com a situação real vivida com as crianças. Esse aspecto requer uma formação permanente que alimente a prática docente.
D.Os professores precisam interagir com vários "outros" e não só com o aluno. Sua competência social deve incluir o desempenho de seu papel na dinâmica da equipe de trabalho, em seu relacionamento com as famílias e os profissionais de outras agências educativas e sociais.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.


Alternativas:

  • a)

    I - C / II - B / III - D / IV - A.

  • b)

    I - C / II - A / III - D / IV - B. 

    Alternativa assinalada
  • c)

    I - A / II - C / III - B / IV - D. 

  • d)

    I - B / II - C / III - D / IV - A.

  • e)

    I - A / II - C / III - D / IV - B.

2)Texto base

A ação de realizar a gestão de uma instituição de ensino pública como se a mesma fosse uma instituição privada, na qual o gestor acaba, muitas vezes, não delimitando seu próprio orçamento, “confundindo-o” com os recursos da instituição, configura-se como exemplo de:


Alternativas:

  • a)

    Normas e regras “não oficiais”.

    Alternativa assinalada
  • b)

    Administração compartilhada.

  • c)

    Conflito de gestão.

  • d)

    Espíritos de lei.

  • e)

    Ordem Judicial.

3)Texto base

2. _______________ configura-se como um campo de tensões e contradições no qual “forma”, “conteúdo” e “consequências” das ações e programas pensados acabam dificultando a execução deles na prática. Qual alternativa preenche corretamente a lacuna?


Alternativas:

  • a)

    A política educacional brasileira.

    Alternativa assinalada
  • b)

    A gestão democrática.

  • c)

    A instituição escolar.

  • d)

    O Conselho Escolar.

  • e)

    O Projeto Político-Pedagógico.

4)Texto base

Analise os itens a seguir:

 

I - A educação assume a mesma importância que o trabalho, a saúde, o lazer, a segurança e outros direitos de natureza vital à vida em sociedade e à preservação da saúde mental.

 

 

II - Aos estabelecimentos que oferecem as atividades pertinentes à educação básica escolar fica a missão de garantir o exercício de um direito ao cidadão, que lhe é próprio (CF arts. 6º e 208, VII, § 1º).

 

III - A CF/1988, ao preservar o papel de educador da família, também na educação escolar, sugere o estabelecimento de parcerias permanentes entre estas duas instâncias e aponta a ampliação destas relações de troca e ajuda mútua ao incluir também a sociedade civil como colaboradora no processo educacional. Assinale a alternativa que julga corretamente as afirmações:


Alternativas:

  • a)

    Todas as afirmativas estão corretas.

    Alternativa assinalada
  • b)

    Somente a afirmativa I está correta.

  • c)

    Somente as afirmativas I e II estão corretas.

  • d)

    Somente as afirmativas I e III estão corretas.

  • e)

    Somente as afirmativas II e III estão corretas.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questionário Unidade III - Fundamentos da Sociologia da Educação